Calciopédia
·10 de janeiro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·10 de janeiro de 2025
Segundo turno, aí vamos nós. Embora alguns times ainda tenham partidas atrasadas da primeira metade do Campeonato Italiano a serem realizadas, o returno do certame começa nesta sexta, com um jogo entre Lazio e Como. No fim de semana, a 20ª rodada da Serie A ainda terá outros duelos importantes e, inclusive, um clássico: no sábado, Torino e Juventus farão um Derby della Mole cujo desfecho pode representar uma reviravolta na temporada do vencedor, se houver. Afinal, as duas equipes do Piemonte já tiveram melhores momentos em 2024-25 e buscam retomar a boa fase.
Pensando na disputa pelo scudetto, Napoli e Inter encaram times do Vêneto e são francos favoritos em seus confrontos. Afinal, os seus adversários brigam contra o rebaixamento, ainda que os azzurri tenham perdido do Verona na abertura da Serie A e façam, contra o Hellas, um confronto de muita rivalidade regional; e que o Venezia tenha complicado a vida dos nerazzurri em visita a Milão e saído de San Siro com uma magra derrota. Já a Atalanta terá vida mais dura: visita a Udinese, que está bem tranquila no meio da tabela. Por fim, outro jogo importante nesta rodada será aquele entre um Bologna que luta por vaga em competições europeias e uma Roma sedenta para entrar nesta corrida. Confira, a seguir, a prévia da 20ª jornada.
Torino x Juventus
O Derby della Mole tem sido, nas últimas três décadas, o mais desequilibrado da Itália. De 1995-96 até aqui, o Torino só venceu um dos 39 duelos realizados, em 2015, enquanto a Juventus triunfou em 29 deles. Tal discrepância faz com que uma eventual vitória venha a representar uma injeção de ânimo capaz de mudar a história dos grenás em 2024-25. Para a Velha Senhora, seria mais do mesmo – e, por isso, uma obrigação. Só o sucesso serviria para que os bianconeri afastassem a sina de empates na Serie A e pudessem reagir após a eliminação para o Milan, na Supercopa Italiana. O técnico Thiago Motta já está pressionado no cargo.
Como salientamos, a Juventus não perde para o Torino desde abril de 2015 e conta com uma sequência em aberto de 21 jogos sem derrotas no clássico, somando todas as competições. Assim, esta será a última chance do Toro evitar uma marca bastante negativa: passar uma década inteira sem superar a maior rival. Um dos aspectos que o time de Paolo Vanoli precisará trabalhar se quiser sair de campo vitorioso é a atenção nos minutos finais, que tem sido pedra no sapato dos granata no Derby della Mole: em 10 dos últimos 13 clássicos, os grenás sofreram pelo menos um gol depois dos 70 (12 no total).
Prováveis escalações
Torino: Milinkovic-Savic; Vojvoda, Coco, Maripán; Lazaro, Vlasic, Ricci, Ilic, Sosa; Adams, Karamoh.
Juventus: Di Gregorio; Savona, Kalulu, Gatti, McKennie; Douglas Luiz, Thuram; Yildiz, Koopmeiners, Mbangula; González.
Udinese x Atalanta
Após a disputa da Supercopa Italiana na última semana, a Atalanta vira suas atenções novamente para o Campeonato Italiano. Tentando prevenir lesões ou surpresas desagradáveis, Gian Piero Gasperini utilizou seus principais jogadores por poucos minutos no encontro contra a Inter, na Arábia Saudita, dando a entender que a Dea tem a disputa da Serie A – e a chance de levantar um inédito scudetto – como seu principal objetivo na temporada. A Udinese, por sua vez, segue tranquila no meio da tabela, aproveitando os bons momentos da reta inicial do certame, que compensaram uma esperada queda de rendimento posterior.
No confronto deste sábado, a Atalanta, que vive uma grande temporada, pode igualar um de seus recordes na Serie A: apenas contra o Sassuolo a equipe bergamasca chegou a uma sequência de 15 jogos sem ser derrotada. Contra a Udinese, a Dea conta atualmente com 14 partidas de invencibilidade, com nove vitórias somadas no período. Para os torcedores mais supersticiosos dos nerazzurri, a propósito, o confronto deste sábado tem tudo para ser positivo. Afinal, desde a chegada de Gasperini ao comando, os orobici nunca perderam seu primeiro compromisso do ano pelo campeonato (ganharam seis e empataram dois).
Após retornar da disputa da Supercopa Italiana na Arábia Saudita, a Atalanta visita a Udinese (Getty)
Bologna x Roma
Devido ao seu jogo adiado na última rodada contra a Inter, o Bologna pôde descansar na última semana e voltará a campo neste domingo, contra uma Roma que pode começar da melhor das formas o segundo turno do campeonato. Após derrotar a Lazio por 2 a 0 no Derby della Capitale, a motivada equipe de Claudio Ranieri quer dar início a um período mais consistente de recuperação, a partir da estabilidade conferida pelo trabalho do treinador. Na expectativa de correr atrás do prejuízo para competir por vaga em torneios continentais, será fundamental superar o time de Vincenzo Italiano, concorrente direto nesta briga.
A Roma é a equipe que o Bologna mais vezes superou na Serie A (54). Curiosamente, é a mesma quantidade de triunfos dos giallorossi no equilibrado confronto, que ainda registrou 45 empates. Porém, o time emiliano ganhou os últimos três embates, o que significa que existe a possibilidade de, neste domingo, igualar uma sequência de quatro sucessos sobre a Loba, o que não ocorre desde 1961. Ao mesmo tempo, os rossoblù, que perderam pela 18ª rodada, tentarão impedir a segunda derrota consecutivas dentro de casa, o que não acontece no campeonato desde janeiro de 2022.
Sexta, 10/1, 16h45 Lazio x Como
Sábado, 11/1, 11h Empoli x Lecce
Sábado, 11/1, 16h45 Milan x Cagliari
Domingo, 12/1, 8h30 Genoa x Parma
Domingo, 12/1, 11h Venezia x Inter
Domingo, 12/1, 16h45 Napoli x Verona
Segunda, 13/1, 16h45 Monza x Fiorentina