Pep Guardiola alcança mil jogos: um legado em números | OneFootball

Pep Guardiola alcança mil jogos: um legado em números | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·09 de novembro de 2025

Pep Guardiola alcança mil jogos: um legado em números

Imagem do artigo:Pep Guardiola alcança mil jogos: um legado em números

Pep Guardiola alcançará um momento marcante este fim de semana ao liderar o seu milésimo jogo como treinador.

A ocasião chega em grande estilo, com o Manchester City a receber o Liverpool - a equipa que mais desafiou o catalão durante o seu tempo em Inglaterra.


Vídeos OneFootball


A carreira de Pep Guardiola é definida por números quase inacreditáveis.

Antes do jogo de domingo, ele geriu 999 jogos, vencendo 715 deles, o que lhe confere uma taxa de vitórias de 71,6 por cento. Ao longo desses encontros, ele conquistou 40 grandes troféus - aproximadamente um a cada 25 jogos - enquanto perdeu apenas 128 vezes.

Ele conquistou três títulos da Liga dos Campeões, em 2009, 2011 e 2023, e 12 títulos de liga através de Espanha, Alemanha e Inglaterra.

A era City: domínio redefinido

Se o Barcelona foi o projeto inicial e Bayern o refinamento, então Manchester City tem sido a obra-prima.

Desde que chegou em 2016, Guardiola geriu 549 partidas pelo City, vencendo 18 grandes troféus - incluindo seis títulos da Premier League, quatro deles consecutivos, algo nunca antes alcançado na história da primeira divisão inglesa.

As suas equipas do City também completaram o treble doméstico em 2018/19, a temporada de 100 pontos, e finalmente o triunfo na Liga dos Campeões em 2023 para completar a tríplice coroa - algo que apenas oito outros clubes europeus haviam conseguido.

E é muito adequado que o milésimo jogo de Guardiola seja contra o Liverpool, o clube que mais o desafiou.

Em 24 partidas contra o Liverpool, ele venceu sete - incluindo uma vitória nos penáltis na Community Shield de 2019 - empatou sete e perdeu dez. Liverpool e City têm trocado golpes por nove temporadas consecutivas, elevando um ao outro e reformulando o que significa competir ao mais alto nível no futebol inglês.

Apesar de todas as estatísticas, Guardiola permanece notavelmente modesto sobre as suas conquistas. «Nunca pensei por um segundo em alcançar 1000 jogos», disse, esta semana. «Apenas tento jogar da maneira certa, fazer o trabalho bem feito e ver o que acontece.»

É o tipo de subestimação que apenas alguém que transformou o desporto poderia fazer em relação a si mesmo. Porque o que aconteceu - ao longo de 999 jogos, 715 vitórias e três países - é uma carreira de treinador para a história.

Saiba mais sobre o veículo