Blog do São Paulo
·01 de novembro de 2025
Perda de protagonismo na Libertadores gera luto e revolta em são paulinos

In partnership with
Yahoo sportsBlog do São Paulo
·01 de novembro de 2025

Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc

Perda de protagonismo na Libertadores gera luto e revolta em são paulinos
A torcida do São Paulo expressou forte insatisfação nas redes sociais após o clube perder o posto de brasileiro com mais títulos da Copa Libertadores. Com Palmeiras e Flamengo classificados para a final de 2025, um desses dois clubes conquistarão o tetracampeonato da competição, ultrapassando o Tricolor, que permanece com três títulos. A perda desse protagonismo histórico gerou frustração entre os são-paulinos, que utilizam as redes para protestar contra a atual situação do clube.
Muitos torcedores reclamam da decadência do São Paulo no cenário continental e da falta de um projeto que retome o sucesso, chegando a afirmar que o clube só voltará a ser grande com uma revolução drástica na diretoria e administração. Há uma percepção comum de que o São Paulo se tornou um time comum, incapaz de disputar títulos importantes, o que contrasta com seu passado glorioso no futebol sul-americano e mundial.
Desde 2005, ano do último título da Libertadores para o clube, o São Paulo não conseguiu voltar a conquistar o principal torneio do continente e também não vence o Campeonato Brasileiro desde 2008. O time acumulou apenas quatro títulos relevantes no período, que são a Copa Sul-Americana (2012), o Campeonato Paulista (2021), a Copa do Brasil (2023) e a Supercopa do Brasil (2024), aumentando o desalento da torcida diante do cenário atual.
Esse clima ruim foi refletido também em manifestações organizadas, com protestos que ocorreram em vários momentos da temporada, principalmente após derrotas importantes e eliminações. A cobrança por mudanças na gestão, transparência e respeito ao torcedor se tornou mais intensa, evidenciando um momento de crise não só dentro de campo, mas também fora dele, na estrutura administrativa do São Paulo FC.









































