oRed
·15 de fevereiro de 2021
In partnership with
Yahoo sportsoRed
·15 de fevereiro de 2021
O Liverpool retorna a campo pela UEFA Champions League (UCL) neste mês e o sorteio colocou a frente um dos semifinalistas da última edição da competição. O time de Merseyside enfrenta o RB Leipzig pelas oitavas de final da UCL e o principal fato curioso do confronto é que o goleiro do Leipzig, Peter Gulacsi reencontra o Liverpool. O húngaro, hoje goleiro do time alemão, já foi um red entre 2007 e 2013.
Peter Gulacsi foi apenas o terceiro húngaro na História do Liverpool. Após se transferir do MTK Hungaria, se juntou a Krisztian Nemeth e Andras Simon como os representantes do país a vestirem as cores do LFC. Depois de passar um ano emprestado aos Reds, Peter assinou em definitivo com o time e permaneceu com o time reserva até 2009. Durante o tempo de contrato foi emprestado inúmeras vezes para outros times de divisões inferiores, como o Hereford United, Tranmere Rovers e Hull City.
O primeiro empréstimo de Peter aconteceu ao Hereford United, onde fez 18 jogos de liga. Entretanto o time que mais escalou o húngaro foi o Tranmere Rovers. Em 2010 o goleiro foi emprestado ao time da cidade vizinha para suprir uma emergência onde os dois goleiros principais estavam indisponíveis por lesão. Após a conclusão da temporada e do empréstimo de emergência, o Liverpool novamente cedeu o jovem ao Tranmere, de forma que ele acumulasse um total de 17 jogos no Prenton Park.
Entre idas e vindas, Gulacsi conseguiu se tornar um bom reserva par Pepe Reina. Entretanto a boa forma física do espanhol fez com que seu reserva nunca fosse acionado em jogos oficiais pelo Liverpool. Antes de deixar a Inglaterra, o húngaro ainda foi emprestado ao Hull City, que jogava a segunda divisão inglesa à época.
Em resumo, o mais perto que Peter chegou de atuar pelo Liverpool foram as 27 aparições no banco de reservas do Liverpool de Kenny Dalglish e Roy Hodgson. Durante o empréstimo ao Hull City, o arqueiro chegou a ser chamado para integrar o banco do Liverpool em jogo válido pela FA Cup, cujo titular foi o australiano Brad Jones. Por fim, se conseguir chances no time titular, Gulacsi assinou com o RB Salzburg em junho de 2013, sendo este o seu primeiro passo para chegar ao Leipzig.
Pelo time austríaco, Peter era o primeiro goleiro do time, possibilitando a experiência como titular e a presença em 65 jogos. Dessa forma, seu tempo em Salzburg o credenciou a se mudar para a Alemanha, para o Leipzig, time também patrocinado e gerido pelo grupo Red Bull. À época, o time ainda jogava a segunda divisão alemã, em meio a uma ascensão que os levaria rapidamente a Bundesliga. Primeiramente passou um tempo emprestado ao time reserva jogando a quarta divisão alemã e depois retornou ao time principal como reserva. Depois de dividir a titularidade, Peter alcançou estabilidade na meta do Leipzig. Dessa maneira, fez parte do time pioneiro na UEFA Champions League que alcançou a semifinal da competição em 2020.
Anos após a saída do Anfield, o destino colocou Peter e o Liverpool frente a frente novamente. Agora estabelecido em um dos melhores times da Alemanha, Gulacsi enfrenta o poderoso trio de ataque do Liverpool pelas oitavas de final da UEFA Champions League. Para saber mais sobre o confronto, ouça o Noites Europeias em Foco #4, onde comentamos mais sobre o confronto entre os dois times.