MundoBola
·19 de fevereiro de 2026
PGR dá parecer ao STF que reconhece Flamengo campeão brasileiro de 1987

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·19 de fevereiro de 2026

Quase 40 anos após o polêmico Campeonato Brasileiro de 1987, a disputa entre Flamengo e Sport ganhou um novo capítulo no Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quarta-feira (18), a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou parecer favorável à ação do Mengão que pede o reconhecimento do título nacional de 1987 de forma compartilhada. A informação é do portal PlatoBR.
O Mais Querido tenta rescindir um acórdão da Primeira Turma do STF, de abril de 2017, que invalidou resolução da CBF publicada em fevereiro de 2011. À época, a entidade reconheceu Flamengo e Sport como campeões brasileiros de 1987. No entanto, meses depois, após decisão da Justiça Federal de Pernambuco, a própria CBF revogou o ato e declarou apenas o clube pernambucano como vencedor oficial.
No parecer encaminhado ao Supremo, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, contrariou o Sport e concordou com a tese do Flamengo sobre 1987. Para Gonet, a decisão de 2017 errou ao concluir que a CBF não poderia, por critérios desportivos, reconhecer outro campeão.
“Deve ser afastada a conclusão de nulidade da RDP/CBF n. 02/2011 (resolução da CBF que reconheceu Flamengo e Sport como campeões), preservado o reconhecimento conferido ao Sport nos estritos limites do comando transitado em julgado, sem que, portanto, se tenha por proibida a titulação compartilhada de campeão do certame de 1987”, disse Gonet ao portal.
Ainda segundo a reportagem, o processo movido pelo Flamengo na disputa com o Sport pelo título do Brasileirão de 1987 está no acervo do gabinete do ministro Luís Roberto Barroso. O indicado por Lula para sucedê-lo no Supremo é o chefe da AGU, Jorge Messias, torcedor do Sport.
A polêmica sobre o campeão brasileiro de 1987 envolve o nível dos adversários enfrentados por Sport e Flamengo. O time pernambucano disputou partidas contra equipes de menor expressão nacional na época, no Módulo Amarelo. Já o Fla enfrentou os principais clubes do país, reunidos na Copa União, antigo Módulo Verde. A diferença técnica entre as tabelas é apontada como argumento para defender o Mengão como legítimo campeão.









































