Trivela
·12 de junho de 2022
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·12 de junho de 2022
Andrea Pirlo iniciou sua carreira de treinador dando um passo maior do que poderia. Anunciado de início para assumir a Juventus Sub-23, o maestro foi colocado numa fogueira ao subir de nível antes mesmo de estrear e já pegar o comando do time principal da Juve. Numa equipe que se despedaçava, Pirlo não conseguiu manter a sequência de títulos na Serie A e deixou o cargo com apenas uma temporada. O recomeço, agora, acontecerá num ambiente mais modesto – e longe da Itália. Pirlo foi anunciado como o novo técnico do Fatih Karagümrük. Vai trabalhar no clube em ascensão no Campeonato Turco, com pretensões de se estabelecer na parte de cima da tabela.
É difícil fazer qualquer afirmação sobre o trabalho de Pirlo como treinador. Numa Juventus que se desintegrava, ele não conseguiu contornar os problemas em campo e passou longe de satisfazer em meio à bagunça. Com a ajuda dos lampejos de Cristiano Ronaldo, ao menos, colocou a Velha Senhora na Champions League e conquistou a Copa da Itália. Nada suficiente para manter seu emprego, especialmente com a possibilidade de trazer Massimiliano Allegri de volta. Tão rápida quanto a decisão de Andrea Agnelli ao promover Pirlo foi a conclusão do dirigente de que o ex-volante não servia mais para o cargo. O veterano não chamuscou sua imagem como ídolo, mas claramente foi um passo desnecessário.
Pirlo permaneceu sem clube ao longo do último ano. Agora, aceita a proposta para trabalhar na Turquia. O Fatih Karagümrük é um clube de projeção recente. Após passagens isoladas pela primeira divisão nas décadas de 1960 e 1980, a equipe voltou à elite em 2020/21 e vai para sua terceira campanha consecutiva na Süper Lig. Nos dois últimos anos, o time encerrou o campeonato na oitava colocação. Tenta um salto para se colocar nas competições europeias pela primeira vez.
Assim como outros clubes turcos, o Fatih Karagümrük é recheado de veteranos. O elenco atual conta com jogadores como Emre Mor, Jimmy Durmaz, Caner Erkin, Lucas Biglia e Ahmed Musa. Além disso, existe uma relação especial com o futebol italiano. Além daqueles que passaram pela Serie A, o clube reúne seus medalhões do país. Fabio Borini, Emiliano Viviano, Davide Biraschi e Rayyan Baniya compõem a colônia italiana nos vestiários. A equipe também iniciou a temporada passada sob as ordens de Francesco Farioli, antigo treinador de goleiros do Sassuolo. No entanto, ele seria demitido em dezembro e o time encerrou a campanha sob as ordens do ex-goleiro Volkan Demirel – que preferiu deixar o cargo de maneira surpreendente ao final da liga.
O Fatih Karagümrük ainda possui uma figura bastante interessante na presidência: Süleyman Hurma, nome experiente do futebol local que trabalhou como técnico e diretor esportivo de diversas equipes tradicionais – sobretudo o Kayserispor e o Trabzonspor. O cartola passou a chefiar o Fatih Karagümrük em 2018, quando se tornou proprietário, e conquistou dois acessos consecutivos, recolocando o clube de Istambul na elite após 36 anos. É um personagem reconhecido principalmente por seu bom trabalho no mercado de transferências. E deve ter uma relação mais compreensiva com Pirlo, até pelas características da gestão até o momento.
A mudança para a Turquia mostra como Pirlo se dispôs a sair da zona de conforto. Vai para um país de cultura bastante distinta, onde não chegou a atuar. A escolha também indica como seu plano de carreira não será linear. Não vai começar numa equipe menor da Itália ou na base de um grande. Depois do passo exagerado na Juventus, o veterano resolver arriscar de maneira diferente. Resta saber se o caminho alternativo poderá torná-lo um técnico de elite, como alguns imaginavam que seria em seus tempos de jogador.