Gazeta Esportiva.com
·22 de novembro de 2025
Pogba retorna aos gramados em derrota do Monaco e PSG assume a liderança do Francês

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·22 de novembro de 2025

Paul Pogba fez seu tão aguardado retorno ao futebol competitivo na derrota do Monaco por 4 a 1 para o Rennes neste sábado, enquanto o Paris Saint-Germain manteve a liderança da Ligue 1 com uma vitória sobre o Le Havre.
Pogba, de 32 anos, entrou como substituto nos minutos finais pelo Monaco em sua primeira partida em mais de dois anos, depois que sua carreira foi prejudicada por lesões, uma suspensão por doping e um caso de extorsão do qual foi vítima.
“O futebol não acabou para mim. Trabalhamos duro, esperamos mais de dois anos para voltar, e hoje finalmente aconteceu. Graças a Deus”, disse Pogba.
O campeão mundial de 2018 recebeu uma calorosa ovação dos torcedores no Roazhon Park quando entrou aos 85 minutos e novamente após o apito final.
“Foi muito emocionante ver a torcida se levantar e aplaudir. Honestamente, eu não esperava isso, então um enorme obrigado a todos os fãs que estavam lá hoje e me apoiaram”, afirmou Pogba.
O ex-meio-campista do Manchester United falhou em um teste antidoping em agosto de 2023 após uma partida pela Juventus e foi suspenso por quatro anos, pena que posteriormente foi reduzida para 18 meses.
Mesmo assim, o clube italiano rescindiu seu contrato em novembro passado, encerrando prematuramente uma segunda passagem infeliz por Turim, marcada por lesões e outros problemas. Em 2024, seu irmão Mathias foi condenado a três anos de prisão, com dois anos suspensos, por seu papel em uma tentativa de extorsão de 13 milhões de euros (US$ 15,3 milhões) contra Pogba em 2022.

Foto: Lou BENOIST / AFP
Mas a chance de salvar sua carreira veio na forma do Monaco, que decidiu apostar nele assim que ficou disponível novamente após o fim da suspensão em março.
O Monaco foi cauteloso na preparação de Pogba para o retorno às competições, mas o técnico Sebastien Pocognoli optou por colocá-lo em campo com a equipe perdendo por quatro gols e com um jogador a menos.
Abdelhamid Ait Boudlal e Mahdi Camara marcaram para o Rennes antes de Denis Zakaria ser expulso. Breel Embolo ampliou a vantagem e Ludovic Blas fez de pênalti, com o Monaco descontando com Mika Biereth após a entrada de Pogba.
“É ótimo… o retorno de Paul Pogba, mas eu jogo pelo Monaco – esse é meu time, e eu odeio perder. Estou aliviado por estar de volta jogando futebol, a coisa que mais amo no mundo. Mas ainda há trabalho a fazer para voltar à forma ideal, jogar 90 minutos e ajudar o time o máximo possível”, disse Pogba.
O PSG venceu com tranquilidade o Le Havre por 3 a 0 em casa, com gols de Lee Kang-in, João Neves e Bradley Barcola.
A equipe de Luis Enrique recuperou a liderança e a vantagem de dois pontos após ter caído temporariamente atrás de Marselha e Lens, que venceram o Strasbourg por 1 a 0 mais cedo no sábado.
Ismaelo Ganiou marcou o gol da vitória do Lens no meio do segundo tempo antes de Valentin Barco, do Strasbourg, ser expulso. O Lens também terminou com 10 jogadores após Morgan Guilavogui receber cartão vermelho nos acréscimos.
O Marselha goleou o Nice por 5 a 1 na sexta-feira, com Mason Greenwood marcando duas vezes para se tornar o artilheiro da liga com 10 gols.









































