Zerozero
·26 de setembro de 2025
Pontapé grego ajuda a resolver crise caseira

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·26 de setembro de 2025
No primeiro jogo da 7ª jornada, o Benfica deu um pontapé na crise recente, ao vencer o Gil Vicente por 2-1, no Estádio da Luz.
A equipa visitante procurou explorar o momento de incerteza das águias e, logo aos 30 segundos, Pablo Felipe isolou Murilo Souza, que rematou para uma excelente intervenção de Trubin. Sem Enzo Barrenechea, José Mourinho optou por deixar Aursnes como médio defensivo, juntando Dahl aos centrais na construção para dar mais segurança. Contudo, António Silva acabou desarmado - em falta não assinalada -, tendo cometido uma infração à entrada da área. Luís Esteves assumiu o livre e rematou ao ângulo para o golo inaugural.
Os encarnados não se deixaram ir abaixo e reagiram de imediato, com Sudakov a disparar por cima, também de bola parada. O aviso estava dado e, cinco minutos depois, Pavlidis aproveitou um corte incompleto no centro da área, para rematar rasteiro por baixo das pernas de Andrew Ventura. O empate deu um novo acreditar nas bancadas e à turma lisboeta, apesar do conjunto de Barcelos ter testado novamente a atenção do guarda-redes ucraniano, com os tiros de Agustín Moreira e Pablo.
Mais tarde, Lukebakio desmarcou-se no tempo certo, tendo recebido um passe longo de Otamendi já dentro da área, onde acabou derrubado pelos dois centrais gilistas. O ponta de lança grego encarregou-se da responsabilidade e não vacilou, disparando para o fundo das redes. Os pupilos de César Peixoto acusaram a reviravolta, tendo visto o extremo belga desperdiçar outras duas boas oportunidades.
No segundo tempo, o Gil Vicente entrou forte e determinado. No entanto, Trubin voltou a brilhar com uma dupla intervenção, antes de desviar o remate acrobático de Santi García para a trave. À terceira, Pablo até bateu o guardião da casa, mas no momento da desmarcação ao cruzamento de Joelson Fernandes, estava em posição adiantada.
Murilo Souza arriscou de longe, depois de puxar para dentro e rematar em força, mas o tiro embateu com estrondo na barra. A partir daqui, os encarnados conseguiram equilibrar a partida, com ambas as equipas a disporem de algumas aproximações perigosas. Com o ritmo mais baixo - muito por culpa das substituições -, Trubin continuou a boa exibição ao negar o remate colocado de Luís Esteves, numa altura em que o jogo estava partido. Apesar da intranquilidade final sentida nas bancadas, o Benfica somou o primeiro triunfo em casa com José Mourinho ao leme.
Vangelis Pavlidis (Benfica): O ponta de lança grego resolveu o jogo ao marcar os dois golos das águias.
Anatoliy Trubin (Benfica): O guardião foi fundamental na vitória, ao realizar boas intervenções.
Dodi Lukebakio (Benfica): Criou imensas oportunidades de perigo, apesar de ter pecado na finalização.
Luís Esteves (Gil Vicente): Para além do golaço de livre, foi peça-chave para o Gil Vicente conseguir jogar um futebol fluído.
Pablo Felipe (Gil Vicente): Apesar do golo anulado, conseguiu causar muitas dores de cabeça à defesa encarnada. Forte a segurar, ativo no remate e com boas recuperações em zona alta do terreno.
O golo do Gil Vicente nasce a partir de uma falta não assinalada sobre António Silva. Para além disso, marcou demasiadas faltinhas. Já a expulsão foi acertada.
Onze do Benfica:
Anatoliy Trubin, Amar Dedic, António Silva, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Fredrik Aursnes, Richard Ríos, Dodi Lukebakio, Georgiy Sudakov, Andreas Schjelderup, Vangelis Pavlidis
Onze do Gil Vicente:
Andrew Ventura, Zé Carlos, Jonathan Buatu, Marvin Elimbi, Ghislain Konan, Facundo Cáseres, Santi García, Murilo Souza, Luís Esteves, Agustín Moreira, Pablo Felipe
Nota para a presença no banco encarnado de Gonçalo Moreira, jovem da equipa B
1':
Começou a partida!
1':
Gil Vicente: Murilo Souza
que perdida! Pablo desmarcou o colega com um passe picado, este parou de peito na área, driblou um defesa e rematou para defesa enorme. Na recarga, o ucraniano voltou a brilhar
11':
GOLO Gil Vicente! Luís Esteves marca
Luís Esteves marca o seu 2º golo na prova (7 jogos) Luís Esteves marcou o seu 2º golo na equipa (7 jogos)
Marca o Gil! Luís Esteves assumiu a cobrança do livre direto, bateu para o lado de Trubin e fez o 0-1!
18':
GOLO Benfica! Vangelis Pavlidis marca
Vangelis Pavlidis marca o seu 4º golo na prova (7 jogos) Vangelis Pavlidis marcou o seu 36º golo na equipa (70 jogos)
Pavlidis combinou com Schjeldrup na esquerda da área, que cruzou para um corte incompleto. O ponta de lança grego aproveitou e rematou rasteiro entre as pernas de Andrew
26':
GOLO Benfica: Vangelis Pavlidis marca de grande penalidade!
Vangelis Pavlidis marca o seu 5º golo na prova (7 jogos) Vangelis Pavlidis marcou o seu 37º golo na equipa (70 jogos)
Marca o Benfica! Pavlidis bate alto e para o meio e engana Andrew para confirmar a reviravolta
34':
Benfica: Dodi Lukebakio
foi servido na direita, deambulou para o meio e ao chegar à área rematou cruzado. Passou perto
45 +4':
Benfica: Dodi Lukebakio
pertissimo! Rios desmarcou-o na transição na direita, entrou na área e rematou cruzado, mas ao lado!
45 +6':
O Gil cumpriu e entrou a olhar olhos nos olhos, criando dificuldades e chegando ao golo inaugural num belo livre de Luís Esteves. Contudo, o Benfica reagiu bem, foi paciente e aproveitou o espaço no miolo e pressão alta adversária para virar justamente a partida. Boa primeira parte
48':
Santi García (Gil Vicente) remata à barra!!!
O médio rematou de forma acrobática para nova defesa de Trubin, antes de embater no ferro
Konan driblou Dedic antes de arrancar pela esquerda, onde deixou para Joelson cruzar de forma milimétrica para o desvio do avançado, ao segundo poste
54':
Murilo Souza (Gil Vicente) remata à barra!!!
O extremo conduziu para dentro, onde rematou de muito longe e em força
90 +9':
Cartão vermelho para Hevertton Santos (Gil Vicente)
Hevertton Santos vê o seu 1º vermelho na prova (5 jogos)
90 +10':
O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:
Vangelis Pavlidis (SLB) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O grego foi letal na finalização e trabalhou muito para a equipa. Decisivo.