SportsEye
·03 de agosto de 2025
Por que o Cruzeiro ainda não teme a queda

In partnership with
Yahoo sportsSportsEye
·03 de agosto de 2025
Apesar de atravessar uma sequência de três jogos sem vitórias—dois empates e uma derrota, sendo os tropeços mais recentes diante do Corinthians e do Ceará—o Cruzeiro se mantém entre os principais candidatos ao título do Campeonato Brasileiro e à vaga na Conmebol Libertadores, ao lado de Palmeiras e Flamengo, de acordo com levantamento do Departamento de Matemática da UFMG citado pelo Globo.
As chances da Raposa conquistar o título nacional caíram de 31,4% para 13,4% após os últimos resultados negativos, mas o clube segue como o terceiro favorito, atrás apenas de Flamengo (agora com 41,9%) e Palmeiras (27,5%). Para a classificação à Libertadores, a queda foi bastante sutil: de 89,5% para 86,3%, mantendo o objetivo de retornar à competição continental como uma meta concreta para a equipe comandada por Leonardo Jardim.
O elenco sustenta a vice-liderança do Brasileirão com 34 pontos, apenas dois atrás do Flamengo, que ainda tem um jogo por fazer. Essa proximidade mantém o duelo deste domingo contra o Botafogo, no Nilton Santos, como peça-chave para seguir pressionando o líder. A equipe aposta em uma performance ofensiva consistente—o Cruzeiro se destaca pelas finalizações, mesmo sem transformar volume de jogo em gols nas últimas partidas.
A série sem triunfos, porém, não abala a confiança interna. O goleiro Cássio rejeitou qualquer clima de crise após o empate sem gols com o CRB pela Copa do Brasil: “Não vejo essa crise que estão tentando criar, esse burburinho para tentar arrumar alguma coisa negativa do Cruzeiro”, afirmou ao Globo. Para o capitão, oscilações acontecem em um calendário desgastante e o desempenho segue dentro do esperado: “Não dá para ganhar todas as partidas, mas não vejo essa fase que estão falando”.
A preparação para o confronto com o Botafogo foi marcada por incertezas, especialmente na lateral direita. William, que retorna de desgaste físico, ainda é dúvida para começar a partida, enquanto Fagner está fora por fratura na fíbula da perna direita. No meio-campo e ataque, o elenco ganha reforço de Marquinhos, recuperado de virose, e retornos de Matheus Pereira, Lucas Villalba e Lucas Silva, poupados recentemente. O técnico Jardim mantém rodízio de atletas para administrar o fôlego do grupo, especialmente com a decisão na Copa do Brasil contra o CRB se aproximando.
Mesmo diante de resultados irregulares, o grupo entende que oscilações fazem parte do trajeto e aposta no trabalho coletivo para retomar o caminho das vitórias. No atual contexto, cada rodada impacta diretamente as probabilidades de título e de vaga na Libertadores, tornando o desempenho diante do Botafogo um termômetro para as ambições do Cruzeiro em 2024.
Fontes: Globo
Photo by Pedro Vilela/Getty Images
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo