Gazeta Esportiva.com
·02 de dezembro de 2025
Prass e Gabriel Jesus celebram 10 anos do tri da Copa do Brasil pelo Palmeiras

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·02 de dezembro de 2025

O Palmeiras celebra, nesta terça-feira, dez anos da conquista do tricampeonato da Copa do Brasil. Personagens de destaque naquele ano, o ex-goleiro Fernando Prass, autor do gol do título, e o atacante Gabriel Jesus, revelação em 2015, celebraram o aniversário do primeiro título do Allianz Parque.
A equipe comandada pelo técnico Marcelo Oliveira na época venceu o Santos nos pênaltis para faturar a taça. Primeiro, perdeu o jogo de ida por 1 a 0, na Vila Belmiro, e depois venceu por 2 a 1, no Allianz Parque. Nas penalidades, levou a melhor por 4 a 3.
Revelação do Campeonato Brasileiro daquele ano, Gabriel Jesus disputou nove dos 13 jogos daquela campanha e marcou três gols. Contra o ASA de Arapiraca, marcou seu primeiro gol pelo profissional e levou a equipe às oitavas de final.
“Parece que foi ontem a conquista da Copa do Brasil de 2015, que representou muito para mim, para o meu crescimento como jogador de futebol. Um ano que subi ao profissional, com tantos atletas de alto nível, jogadores incríveis que me ajudaram muito no meu início. A Copa do Brasil foi muito positiva para o Palmeiras e para minha carreira”, disse Gabriel Jesus.
“Foi onde tudo começou, o pontapé na minha carreira. Foi meu primeiro título como profissional. Foi um ano de crescimento, de maturação. Fico bastante contente de ter passado esses dez anos e tenho muitas lembranças sobre aquela conquista. O Allianz Parque é um palco gigantesco, fui muito feliz. Para mim, o jogo mais marcante, acredito que foi a final. O Prass fazendo o gol do título, o Dudu fazendo os dois do jogo”, seguiu o atacante.
Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Allianz Parque (@allianzparque)
Gabriel Jesus sofreu uma lesão no ombro no primeiro jogo da final. Ele foi para o sacrifício no segundo, mas precisou ser substituído ainda antes do intervalo, dando lugar a Rafael Marques.
“Infelizmente tinha lesionado o ombro no primeiro jogo e no segundo tentei, mas não consegui jogar direto. O que ficou foi o título e acredito que foi o pontapé inicial para essa volta gigantesca que o Palmeiras iniciou e vem colhendo os frutos”, finalizou Jesus.
Depois de ver de perto toda a reformulação do Palmeiras, depois da Série B e um quase rebaixamento em 2014, Fernando Prass escreveu seu nome na história do Verdão ao converter a última cobrança para o clube ser campeão. Antes, ele já havia defendido uma do Santos.
“É sempre muito legal poder falar desse título de 2 de dezembro de 2015. Às vezes as pessoas podem relacionar a questão de eu ter batido o último pênalti, ter encerrado a série de penalidades, mas, para mim, esse título vai muito além disso tudo”, declarou.
“Eu cheguei no Palmeiras no fim de 2012, passei por toda a reestruturação, estive na inauguração do Allianz Parque. Esse título tem um simbolismo por ser o primeiro do Allianz Parque e da reconstrução, uma virada de chave para o Palmeiras. Nos últimos dez anos conquistou inúmeros título, mas esse da Copa do Brasil foi o pontapé inicial para essa fase vitoriosa. Tenho muita felicidade de ter participado disso e ter vivido esse momento mágico”, seguiu.
Com aquele título, o Verdão, que já havia vencido o torneio em 1998 e 2012, ficou com o tri. Posteriormente, conquistou mais um em 2020 e, atualmente, é tetra.









































