SPFC 24 Horas
·05 de agosto de 2025
Pré-Jogo: São Paulo reencontra o Athletico para chegar nas quartas da Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsSPFC 24 Horas
·05 de agosto de 2025
Chegamos ao mês de Agosto, e começam as provas de fogo da temporada para o São Paulo. Vindo de cinco vitórias seguidas, o tricolor coloca seu grande momento à prova nesta quarta-feira, em busca das quartas de final da Copa do Brasil. Depois de vencer o Athletico Paranaense por 2 x 1 na primeira partida, o tricolor joga pelo empate na Arena da Baixada, a partir das 19h30, com transmissão exclusiva do Amazon Prime Video.
Além de viver uma grande fase e seu melhor momento em dois anos, o São Paulo está envolvido em uma maratona de mata-matas, enfrentando duelos eliminatórios por quatro semanas consecutivas. Marcando presença entre os oito melhores da Copa do Brasil desde 2020, o tricolor joga não só pelo bicampeonato, mas também para ratificar a sua força na competição nos últimos anos. E principalmente, para manter uma “margem de erro” na busca por títulos em 2025, evitando uma pressão nociva pelo tetra da Libertadores, ou justamente pelo bi da Copa do Brasil.
A lista de desfalques do tricolor conta com Wendell e Lucas Moura, com o camisa 7 se aproximando cada vez mais do retorno aos gramados.
Comemoração dos jogadores na vitória contra o Internacional, no domingo (03) (Foto: Maxi Franzoi/AGIF)
FICHA TÉCNICA:
Jogo: Athletico Paranaense x São Paulo
Local: Arena da Baixada
Data: 6 de Agosto (quarta-feira), 19h30
Equipe de arbitragem:
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistente 1: Guilherme Dias Camilo (MG)
Assistente 2: Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG)
Quarto árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Árbitro de vídeo: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Felipe Fernandes de Lima, árbitro na partida desta quarta-feira. (Foto: César Greco)
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 72
Vitórias do São Paulo: 27
Vitórias do Athletico Paranaense: 21
Empates: 24
Primeira partida: Athletico 1 x 1 São Paulo – Torneio Roberto Gomes Pedrosa 1968
Última partida: São Paulo 2 x 1 Athletico – Copa do Brasil 2025
Pablo Maia comemora um dos gols contra o Athletico, no jogo de ida das oitavas de final. (Reprodução: Metrópoles)
DE OLHO NO ADVERSÁRIO:
Em uma semana desde o jogo de ida, o momento do Athletico Paranaense não melhorou nada, e o retorno para Série A começa a ficar distante. No último domingo, o Furacão apenas empatou com o Paysandu pela Série B, estacionando em 11º na classificação e chegando ao sexto jogo sem vencer. Exatamente hoje, em 5 de Agosto, o Athletico completa 1 mês sem vitórias na temporada; o último triunfo foi diante do Amazonas, na 15ª rodada da segundona.
E vale destacar ainda a polêmica envolvendo a carga de ingressos para o torcida do São Paulo: utilizando um laudo da Polícia Militar como argumento, o rubro-negro liberou apenas 1536 entradas, vendidas e esgotadas rapidamente. Porém, no mês de Junho, o Coritiba foi ao STJD e conseguiu a liberação da carga de 10% dos ingressos.
Duelo entre Athletico Paranaense e Paysandu, no último domingo (03) (Reprodução: GE)
CURIOSIDADES:
A vantagem mínima para o São Paulo no jogo desta quarta-feira desafia mais um histórico positivo: de 2015 pra cá, o tricolor nunca foi eliminado da Copa do Brasil após vencer o jogo de ida.
A última vez que isso ocorreu foi na 3ª fase de 2014 – na ocasião, o São Paulo venceu o Bragantino por 2 x 1 em Bragança Paulista, mas na volta, em pleno Morumbi, foi derrotado por 3 x 1 e deu adeus à competição nacional.
Levantando todas as eliminações de 2015 até 2024, o São Paulo foi derrotado no jogo de ida em 8 das 9 ocasiões, registrando ainda um empate por 2 x 2 contra o Fortaleza em 2021, nas quartas de final.
Rogério Ceni lamenta um dos gols sofridos contra o Bragantino, em 2014. (Reprodução: Hélio Suenaga/Gazeta Press)
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS: Athletico Paranaense: Santos; Belezi, Habraão e Léo; Benavídez, Felipinho (Riquelme), Patrick, Zapelli (Giuliano), Dudu Kogitzki e Fernando (Esquivel); Alan Kardec.
Técnico: Fábio Moreno (Odair Hellmann suspenso).
São Paulo: Rafael, Ferraresi, Arboleda e Alan Franco; Cédric, Marcos Antônio (Pablo Maia), Bobadilla, Alisson (Rodriguinho) e Enzo Diaz; Luciano (Ferreira) e André Silva.
Técnico: Hernán Crespo