Pré-Libertadores manda o Botafogo para a Bolívia, e põe chileno no caminho do Bahia | OneFootball

Pré-Libertadores manda o Botafogo para a Bolívia, e põe chileno no caminho do Bahia | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·18 de dezembro de 2025

Pré-Libertadores manda o Botafogo para a Bolívia, e põe chileno no caminho do Bahia

Imagem do artigo:Pré-Libertadores manda o Botafogo para a Bolívia, e põe chileno no caminho do Bahia

Botafogo e Bahia conheceram hoje (18) seus adversários na fase preliminar da Copa Libertadores 2026. O sorteio realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, colocou um representante da Bolívia (que pode ser o Blooming, Nacional Potosí, ou The Strongest) no caminho da equipe carioca, e o O'Higgins, do Chile, como primeiro adversário dos baianos. Os times brasileiros terão a vantagem de decidirem em casa.

Por definição do ranking da entidade, os dois times brasileiros entram na disputa apenas na segunda fase do mata-mata classificatório, restando apenas duas etapas até a fase de grupos. Caso avance para a terceira fase dos playoffs, o Botafogo vai encarar o vencedor do duelo entre um equatoriano (LDU ou Barcelona) e o Argentinos Juniors (ARG), enquanto o Bahia terá pelo caminho a equipe que se classificar do confronto entre um representante da Bolívia (The Strongest ou San Antonio Bulo Bulo) e o vencedor do encontro da primeira fase entre Deportivo Táchira e Tolima.


Vídeos OneFootball


No caso do Botafogo existe grande chance de um confronto com o envolvimento da temida altitude. Dos três bolivianos possíveis no primeiro encontro, apenas o Blooming não teria esse "fantasma", por ser de Santa Cruz de la Sierra, a 400 metros de altitude. The Strongest joga em La Paz (3.650 metros de altitude) e o Nacional é de Potosí ( 3.967 metros de altitude). Na terceira fase, enquanto o Barcelona joga no nível do mar, em Guayaquil, a LDU atua em Quito (2.850 metros). A LDU, inclusive, eliminou o Botafogo nas oitavas deste ano vencendo justamente no segundo duelo, na capital equatoriana.

Confira como ficaram todos os confrontos da fase Pré-Libertadores:

1ª fase: E1 - Representante da Bolívia x Deportivo Táchira (VEN) E2 - Juventud (URU) x Universidad Católica (EQU) E3 - 2 de Mayo (PAR) x Alianza Lima (PER)

2ª fase: Vencedor de E2 x Guaraní (PAR) Vencedor de E1 x Deportes Tolima (COL) Vencedor de E3 x Sporting Cristal (PER) Representante do Equador x Argentinos Juniors (ARG) Representante da Bolívia (Blooming, Nacional Posotí, ou The Strongest) x Botafogo Carabobo (VEN) x Huachipato (CHI) O'Higgins (CHI) x Bahia  Liverpool (URU) x Independiente Medellín (COL)

Definição também na Sul-Americana

Sem a presença de times brasileiros, que só possuem vagas diretas para a fase de grupos, a Copa Sul-Americana também teve a definição de seus confrontos preliminares. A primeira fase é disputada entre times do mesmo país, com quatro equipes buscando duas vagas, sempre em partidas únicas.

Enquanto os representantes dos duelos entre bolivianos e equatorianos ainda serão conhecidos, no Chile teremos Universidade de Chile contra Palestino e Cobresal enfrentando o Audax Italiano. Na Colômbia, teremos o clássico entre Atlético Nacional contra o Millonários, enquanto o América de Cali encara o Atlético Bucaramanga. 

No Paraguai os duelos serão entre Nacional e Recoleta, Sp. Trinidense e Olímpia. No Perú, Alianza Atlético encarar o Deportivo Garcilaso, enquanto o Cienciano enfrenta o Melgar. As duas vagas uruguaias vão para os vencedores dos duelos entre Montevideo City Torque e Defensor, Boston River e Racing. Por fim, na Venezuela, o Puerto Cabello terá um duelo contra o Monagas, e o Caracas enfrenta o Metropolitanos.

Saiba mais sobre o veículo