ecbahia.com
·03 de fevereiro de 2026
“Precisa melhorar, mas hoje compete mais”, diz Ceni sobre evolução de lateral

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·03 de fevereiro de 2026

O lateral-esquerdo Iago Borduchi vive um processo de consolidação no Bahia após atuações que foram dignas de elogios no início de 2026.
Contratado com grandes expectativas em 2024, após passar cinco temporadas atuando na elite do futebol alemão, pelo Augsburg, o jogador ainda busca entregar o desempenho que justificou o investimento do Esquadrão por um contrato longo.
Após o triunfo sobre o Porto no último domingo, Ceni analisou a evolução do atleta ao longo do período defendendo o Tricolor e destacou que, embora ainda precise de ajustes técnicos, o lateral hoje apresenta uma postura muito mais combativa do que em seu ano de estreia.
Desde que chegou ao Esquadrão, Iago enfrentou críticas da torcida e conviveu com lesões que impediram uma sequência de jogos. No entanto, em 2026, o panorama físico parece ter mudado, segundo afirma o técnico Rogério Ceni.
O treinador tricolor ressaltou que a disponibilidade do jogador aumentou consideravelmente, permitindo que ele execute funções táticas diferentes das de Luciano Juba, seu principal concorrente no setor. Ceni continua cobrando melhora, mas admite já ver um atleta mais competitivo.
“Tomara que sim (virada de chave). Se entrega e se dedica nos treinos. Fez um jogo melhor no último do que hoje (domingo), mas conseguindo completar os 90 minutos, com entrega, amplitude, ataca espaço, diferente de Juba. É um ativo do clube, e estamos tentando fazer com que ele melhore, ganhe confiança. Fisicamente é um jogador mais disponível que em 2024. Precisa melhorar, mas hoje compete muito mais. Lesões atrapalharam, mas enquanto estiver aqui vai nos ajudar“, afirmou Rogério Ceni.
Iago Borduchi fez 15 jogos em sua primeira temporada – quando chegou ao clube no meio de 2024 após ter assinado pré-contrato ainda em janeiro –, e sofreu com lesão que impediu sua progressão.
Já em 2025, esteve disponível na maior parte dos jogos da temporada, sendo um dos nomes mais frequentes no banco de reservas. Contudo, só foi utilizado em 28 partidas no ano inteiro, por opção do treinador, registrando dois gols e três assistências.
Em 2026, já com um gol e uma assistência, em quatro atuações, o lateral está em busca da sua melhor temporada pelo Bahia; consequentemente, uma minutagem maior do que os apenas 1.302 minutos em campo no ano de 2025, o que representaria aproximadamente 14 jogos completos.
Para muitos, ele fez sua melhor atuação com a camisa do Esquadrão no Ba-Vi disputado no Barradão, quando levou a melhor sobre Erick, ponta direita do Vitória, e ainda contribuiu com uma assistência precisa para gol de Dell.
Caso conquiste a confiança de Ceni, Iago Borduchi poderá substituir Juba em mais jogos do que em 2025, quando o lateral titular foi o recordista em número de atuações (63 jogos), tendo somado 4.858 minutos em campo.










































