
Gazeta Esportiva.com
·25 de maio de 2025
Premier League: Liverpool levanta a taça; City, Chelsea e Newcastle se classificam à Champions

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·25 de maio de 2025
A última rodada do Campeonato Inglês, realizada neste domingo, foi muito movimentada. Em Anfield, o Liverpool levantou o troféu diante de sua torcida. Além disso, Chelsea, Manchester City e mais três outras equipes lutavam por vaga na próxima edição da Liga dos Campeões.
Os únicos times com situação já definida na tabela eram os três últimos — Leicester City, Ipswich Town e Southampton — que tiveram o rebaixamento confirmado há algumas rodadas.
A Gazeta Esportiva preparou um grande resumo sobre os resultados e as definições mais importantes desta última rodada da Premier League, veja abaixo:
O domingo foi de muita festa em Liverpool. Os campeões empataram em 1 a 1 contra o Crystal Palace, com um direito a gol histórico de Mohamed Salah. O egipcío marcou seu 29º gol na competição e igualou o recorde de Alan Shearer e Andy Cole de jogador com mais participações em gols em uma só edição da Premier League, com 47.
O jogo também marcou a despedida do lateral Alexander-Arnold, revelado no próprio Liverpool. O atleta deve se juntar ao Real Madrid na próxima temporada.
O Liverpool termina sua participação com 84 pontos e o título, enquanto o Crystal Palace, campeão da Copa da Inglaterra, ficou na 12ª posição com 53 pontos.
A briga pela Champions era a parte mais atraente para esta rodada da Premier League. Antes do início dos jogos, apenas Liverpool e Arsenal haviam garantido suas vagas. Em campo, o Manchester City dependia só de si e fez valer a pena. Os Citizens venceram o Fulham por 2 a 0 fora de casa e garantiram seu lugar. A equipe de Pep Guardiola terminou na terceira posição, com 71 pontos.
O Chelsea enfrentou o Nottingham Forest, que também brigava por vaga na Champions. Mesmo atuando fora de casa, a equipe londrina venceu por 1 a 0 e, assim como o City garantiu sua vaga. Os Blues ficaram na quarta posição, com 69 pontos.
Por fim, a última e quinta vaga na Liga dos Campeões ficou com o Newcastle. O time do brasileiro Bruno Guimarães perdeu em casa para o Everton por 1 a 0, mas com a derrota do Aston Villa para o Manchester United, o clube conseguiu a classificação.
Com a derrota sofrida para o Manchester United, o Aston Villa terminou na sexta posição e estará presente na Liga Europa. O Nottingham Forest, por sua vez, terminou com uma vaga na Conference League. A equipe passou grande parte do campeonato na zona de acesso à Champions, mas colecionou resultados ruins e ficou sem o principal torneio europeu.
Além disso, caso o Chelsea vença a Conference League, o Brighton, oitavo colocado, será premiado com uma vaga na competição europeia.
O Tottenham, que fez uma péssima campanha, irá para a Champions graças ao título da Liga Europa, conquistado na última quarta. O Crystal Palace, campeão da Copa da Inglaterra, jogará a Liga Europa, mesmo terminando o torneio na 12ª colocação.
Liverpool 1 x 1 Crystal Palace Southampton 1 x 2 Arsenal Fulham 0 x 2 Manchester City Nottingham Forest 0 x 1 Chelsea Newcastle 0 x 1 Everton Manchester United 2 x 0 Aston Villa Tottenham 1 x 4 Brighton Bournemouth 2 x 0 Leicester Wolverhampton 1 x 1 Brentford Ipswich Town 1 x 1 West Ham