Gazeta Esportiva.com
·23 de janeiro de 2026
Preservado, Lucas desfalcará o São Paulo no Choque-Rei; Calleri é relacionado

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·23 de janeiro de 2026

Por Marina Bufon e Thais Bueno
O meia-atacante Lucas Moura será desfalque confirmado no São Paulo para o clássico contra o Palmeiras, neste sábado, pelo Campeonato Paulista. A decisão foi tomada pela comissão técnica, em acordo com o jogador, devido ao gramado sintético da Arena Barueri, palco do Choque-Rei.
Desde que retornou ao São Paulo, em 2023, Lucas enfrentou o Palmeiras fora de casa em quatro oportunidades, seja na Arena Barueri ou no Allianz Parque. Em apenas dois desses confrontos o atacante não sofreu lesão atuando no gramado sintético. Vale destacar que, nessas duas ocasiões, o jogador entrou apenas no decorrer da partida, vindo do banco de reservas.
Nos outros dois duelos, Lucas acabou sofrendo lesões distintas. Na goleada por 5 a 0, pelo Brasileirão de 2023, sentiu a região posterior da coxa esquerda. Dois anos depois, na semifinal do Paulistão, sofreu um trauma no joelho direito.
Desde então, Lucas Moura se tornou um dos principais nomes do movimento contra a utilização de gramados sintéticos. Além do atacante do São Paulo, jogadores como Neymar, Gabigol, Coutinho e Alan Patrick também manifestaram publicamente críticas a esse tipo de piso.
Lucas Moura retornou aos gramados pelo São Paulo em 2026 após uma temporada marcada por problemas no joelho direito. O atacante precisou passar por alguns procedimentos médicos ao longo do ano passado, incluindo uma artroscopia (cirurgia de caráter menos invasivo) e infiltrações medicamentosas.
Na temporada passada, como medida preventiva, o jogador chegou a ser poupado em partidas disputadas em gramados sintéticos. No clássico contra o Palmeiras, em Barueri, pela fase de grupos do Paulistão de 2025, entrou apenas no segundo tempo. Já na semifinal, no Allianz Parque, foi titular — partida em que voltou a sentir dores no joelho.
Apesar da ausência de Lucas, o São Paulo tem uma boa notícia para o Choque-Rei. O atacante Jonathan Calleri, que foi titular nos últimos três jogos da equipe, está relacionado para o clássico contra o Palmeiras.
Após se recuperar de uma grave lesão, o argentino vive sua primeira sequência como titular desde o retorno aos gramados. No último compromisso, diante da Portuguesa, Calleri marcou dois gols e foi um dos destaques da equipe.








































