Esporte News Mundo
·13 de dezembro de 2025
Presidente da AFA é denunciado por apropriação; entenda

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·13 de dezembro de 2025

Presidente da Associação Argentina de Futebol (AFA), Claudio “Chiqui” Tapia foi denunciado pela Agência de Arrecadação de Impostos e Controle Aduaneiro da Argentina (ARCA). A queixa apresentada na última sexta-feira (12) é sobre uma suposta apropriação indébita de 7,5 bilhões de pesos, equivalente a R$ 28,5 milhões em impostos e fundos da previdência social.
O Jornal “La Nacion” divulgou detalhes sobre a denúncia. De acordo com a Divisão de Cobrança de Grandes Contribuintes, a federação argentina de futebol tem pendências em contribuições e retenções.

Claudio Tapia, presidente da AFA. (Photo by Marcelo Endelli/Getty Images)
A AFA é acusada de reter impostos e contribuições para a segurança social para se financiar ilicitamente. Consequentemente, os pagamentos ao Estado chegaram a 300 dias de atraso.
Para a Agência de Arrecadação de Impostos e Controle Aduaneiro da Argentina, é necessário uma investigação sobre a conduta da diretoria da associação de futebol argentina. O presidente da AFA, Claudio Tapia, está entre os investigados.
Outra investigação coloca a federação em situação crítica perante à Justiça. Uma operação policial realizada na última sexta-feira na região metropolitana de Buenos Aires encontrou 52 veículos de luxo suspeitos de pertencer a altos dirigentes da AFA. Na lista, tem carros esportivos, caminhonetes 4×4 e automóveis considerados “de coleção”. Isso indica possível lavagem de dinheiro.
Se a queixa for comprovada, a seleção Argentina pode sofrer duras sanções. Os hermanos são os atuais campeões do mundo.
Ao vivo


Ao vivo







































