
Gazeta Esportiva.com
·26 de julho de 2025
Presidente da CBF, Samir Xaud reforça compromisso ambiental e confirma presença na COP30

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·26 de julho de 2025
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Samir Xaud, declarou nesta sexta-feira (25) que a entidade assumirá um papel mais ativo na pauta ambiental.
Durante o Expert XP, em São Paulo, ele revelou medidas que incluem a compensação de carbono nos jogos das Seleções Brasileiras (Masculina e Feminina Principal) e a participação institucional da CBF na COP30, que será realizada em Belém, em novembro.
Segundo Xaud, a preocupação com a sustentabilidade passa a integrar de forma permanente as ações da entidade. Ele falou sobre sua conexão pessoal com o tema:
“Esse tema é muito caro para mim. Eu sou de Roraima — o estado mais indígena do Brasil, que ainda preserva 93% de sua floresta original. Cresci cercado pela natureza. Mas mais do que cercado, fui moldado por ela. Aprendi desde cedo que a preservação do meio ambiente não é um gesto de generosidade — é uma responsabilidade com as futuras gerações”, afirmou.
O dirigente reconheceu que o cuidado ambiental era uma lacuna dentro da estrutura da CBF, mas assegurou que essa realidade está em mudança, com a inclusão de projetos como reflorestamento, ações educativas, e incentivo a práticas logísticas sustentáveis.
“Nossos campeonatos movimentam atletas, comissões técnicas, torcedores, comerciantes, jornalistas e famílias inteiras. O futebol mexe com o tecido social. E temos uma vantagem: mexemos com a paixão das pessoas. Estamos lá dentro do coração do povo brasileiro. É esse ativo que queremos usar em prol da sustentabilidade. Porque se o futebol emociona, ele também pode conscientizar. Se ele mobiliza, ele também pode transformar”, completou.
A fala de Xaud aconteceu no painel “CBF Verde: O Futebol Entra em Campo com o Meio Ambiente”, ao lado de Rafael Furlanetti, diretor institucional da XP Investimentos. Antes disso, ele participou de uma mesa sobre o Fundo Verde do Clima (GCF), ao lado de governadores da Região Norte, investidores, representantes da XP e o ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, a quem presenteou com uma camisa da Seleção.
O Brasil será sede da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, e a CBF marcará presença. O evento, previsto para novembro, em Belém, vai reunir chefes de Estado, cientistas, ONGs e lideranças globais para debater soluções frente à crise climática.
“Estaremos na COP30, em novembro. E não vamos como coadjuvantes. A CBF levará a força de mobilização do futebol brasileiro à maior conferência global sobre clima, na nossa querida cidade de Belém”, declarou Xaud.
Ao vivo
Ao vivo