Presidente da Fifa se manifesta sobre caso de racismo em partida do Corinthians no Paulistão Sub-12 | OneFootball

Presidente da Fifa se manifesta sobre caso de racismo em partida do Corinthians no Paulistão Sub-12 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·22 de outubro de 2025

Presidente da Fifa se manifesta sobre caso de racismo em partida do Corinthians no Paulistão Sub-12

Imagem do artigo:Presidente da Fifa se manifesta sobre caso de racismo em partida do Corinthians no Paulistão Sub-12
  1. Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

Nesta quarta-feira, 22 de outubro, o presidente da Fifa Gianni Infantino utilizou suas redes sociais para se manifestar com repúdio ao caso de racismo na partida entre Corinthians e Manthiqueira, realizada na manhã do último domingo (19), pela ida das quartas do Campeonato Paulista Sub-12 e terminou com triunfo corinthiano por 5 x 1.

No post, o dirigente afirmou se sentir “enjoado” ao ter ciência de que um atleta de 12 anos do Manthiqueira tenha sofrido ataques racistas vindos de torcedores corinthianos presentes no local: “Estou enojado por saber que um jogador de 12 anos da Academia Desportiva Manthiqueira sofreu ofensas racistas de uma torcedora durante uma partida do Campeonato Paulista Sub-12 contra o SC Corinthians Paulista em São Paulo, Brasil”, disse em uma parte do trecho do texto.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Presidente da Fifa se manifesta sobre caso de racismo em partida do Corinthians no Paulistão Sub-12

Foto: Reprodução/FIfa

Em súmula, o árbitro Guilherme Drbochlaw informou que paralisou a partida utilizando o protocolo antirracismo no final da partida após o atleta do Manthiqueira cair no gramado depois de sofrer os ataques citados: “Preto, filho da p*ta, sem família, vai tomar no c*!” , teriam sido os gritos ouvidos pelo jovem.

O jogador, nclusive, não voltou para a partida por estar abalado emocionalmente segundo também consta na súmula do jogo. Um Boletim de Ocorrência também foi feito. Anteriormente ao caso de racismo, o árbitro já havia registrado, na parada técnica do segundo tempo, que os jogadores do Mantihiqueira já haviam reclamado de comportamentos inadequados de torcedores corinthianos.

A torcedora responsável pelo ataque foi detida em flagrante e levada para a cadeia pública de Lorena, no interior de São Paulo. Recentemente, a Federação Paulista realizou as rodadas 16 e 17 do Campeonato Paulista Sub-11 e 12 de portões fechados após um série de episódios de maus comportamentos de pais de atletas no jogos.

Dentre os tipos de más atitudes, estavam ataques de tom preconceituosos às crianças adversárias. A medida também foi tomada através de recomendação do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP).

Confira abaixo a manifestação do presidente da Fifa:

“Estou enojado por saber que um jogador de 12 anos da Academia Desportiva Manthiqueira sofreu ofensas racistas de uma torcedora durante uma partida do Campeonato Paulista Sub-12 contra o SC Corinthians Paulista em São Paulo, Brasil.

O árbitro implementou o gesto da campanha “No Racism” para interromper a partida e ações foram tomadas contra a autora do crime. Eu elogio o árbitro por sua ação rápida e decisiva – nós temos uma responsabilidade, especialmente e urgentemente para com as futuras gerações, de erradicar o racismo e a discriminação no nosso jogo.

Eu continuarei sendo muito direto a esse respeito: o racismo e a discriminação não são apenas erros – são crimes. Todos os incidentes de racismo, seja nos estádios ou online, devem ser devidamente punidos tanto pelo futebol quanto por toda a sociedade. A FIFA, incluindo o seu Players’ Voice Panel (Painel A Voz dos Jogadores), continuará a trabalhar incansavelmente no Posicionamento Global Contra o Racismo para assegurar um impacto duradouro e responsável tanto dentro quanto fora de campo.”

Nota oficial da Federação Paulista

“A Federação Paulista de Futebol vem a público manifestar profunda indignação e revolta com mais um ato de racismo. Desta vez, ocorrido em uma partida do Paulista Sub-12, neste final de semana. No jogo entre Manthiqueira e Corinthians, um atleta da equipe mandante relatou ter sido ofendido com palavras racistas. Informada, a equipe de arbitragem acionou o Protocolo Antirracista do Futebol Paulista e o caso foi encaminhado à Polícia Militar e ao TJD-SP.

A FPF reforça seu repúdio a todo e qualquer ato racista e reafirma que o Futebol Paulista não tolera a participação de racistas em suas competições. Choca ainda mais o fato de, neste caso, ser um ato contra uma criança que apenas está jogando futebol. A FPF seguirá vigilante e atuante para que nenhuma pessoa, muito menos crianças, sejam alvos de crimes como este.”

Manifestação do Corinthians

“O Sport Club Corinthians Paulista lamenta profundamente o ocorrido no último domingo (19) na partida envolvendo sua categoria Sub-12 de futebol masculino contra o Manthiqueira. O Corinthians reforça seu repúdio a qualquer ato discriminatório e acompanha com atenção o desenrolar dos fatos, colocando-se à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário.”

Veja Mais:

Imagem do artigo:Presidente da Fifa se manifesta sobre caso de racismo em partida do Corinthians no Paulistão Sub-12

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Saiba mais sobre o veículo