Gazeta Esportiva.com
·12 de novembro de 2025
Presidente da FPF analisa “formato de Champions” do Paulistão e impedimento semiautomático

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·12 de novembro de 2025

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, comentou sobre o novo formato de disputa do Campeonato Paulista, inspirado na Champions League, e que foi uma alternativa para o apertado calendário do futebol brasileiro de 2026 devido à Copa do Mundo.
“Eu vi um entusiasmo enorme em todos os clubes. Com a fórmula, com a forma que foi apresentada, com os cuidados que nós tivemos, com a decisão deles, um conselho técnico longo, acabou mais de oito e meia da noite, mas todos os assuntos foram tratados nas minúcias. E saímos otimistas. Os clubes otimistas, a Federação otimista, e podem crer, vamos fazer o melhor campeonato de todos”, afirmou o dirigente.
A primeira fase do Estadual seguirá sendo por pontos corridos, mas as equipes não serão divididas em grupos. O campeonato será disputado em formato de liga, com cada time tendo oito jogos a cumprir.
Apesar de os duelos da primeira fase terem sido definidos através de um sorteio, a Federação Paulista de Futebol se certificou de que os grandes clubes se enfrentariam, preservando os confrontos de maior apelo, como clássicos e jogos de equipes que hoje figuram na elite do futebol nacional.
As equipes foram divididas em quatro potes para o sorteio. No pote A, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos. No pote B, São Bernardo, Mirassol, Novorizontino e Red Bull Bragantino. No pote C, Ponte Preta, Portuguesa, Guarani e Velo Clube. Já no pote D, Capivariano, Primavera, Botafogo-SP e Noroeste.
Os clubes do pote A enfrentarão todos os outros do mesmo pote além de duas equipes do pote B, duas do pote C e uma do pote D. As ordens, datas e horários dos jogos ainda serão definidos.
Outra novidade é que a Federação Paulista de Futebol trabalha para ampliar o uso do impedimento semiautomático em mais fases além da grande decisão. A entidade planeja contratar para o Paulistão a mesma empresa que prestará serviços para a CBF a partir da próxima edição do Campeonato Brasileiro.
“Já usamos esse ano. Tem uma nova empresa fazendo esse mesmo produto, vai fazer para a CBF, nós já estamos em conversa com eles. Quem sabe a gente consegue, além das finais, fazer também na semifinal”, completou Reinaldo Carneiro Bastos.









































