Central do Timão
·10 de janeiro de 2026
Presidente do Conselho acata parecer da Ética e expulsa conselheiros por abandono dos cargos

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·10 de janeiro de 2026

Dez conselheiros do Corinthians perderam seus mandatos oficialmente nesta sexta-feira (9). A decisão foi oficializada por meio de um despacho assinado pelo presidente do Conselho Deliberativo (CD), Romeu Tuma Júnior, que acatou integralmente um parecer do vice-presidente do CD e presidente da Comissão de Ética e Disciplina (CED) Leonardo Pantaleão, recomendando a medida.
A expulsão foi declarada por Tuma ao confirmar a constatação feita por Pantaleão, em procedimento disciplinar que tramitou na CED por quase dois meses, de que estes conselheiros infringiram o artigo 77 do estatuto alvinegro. Esta norma trata da obrigação de assiduidade nas reuniões do órgão e estipula limites de ausências sem justificativa para que os conselheiros mantenham seus mandatos.

Foto: Reprodução/Corinthians
Dos dez conselheiros que perderam seus mandatos, oito são vitalícios: Cláudio Marcon, Fernando Capez, Francisco Cuano Filho, Luiz Paulo Ferreira Teixeira, Marcelo Ackel Dualib, Marcos Surjan Trofo Filho, Nelson Real Dualib e Rubens Tavares Aidar. Os outros dois são trienais, ambos eleitos em 2023 pela Chapa 82 (Movimento Corinthians Grande): Jair João de Lima e Paul Reiter.
O que diz o despacho
No documento de quatro páginas, ao qual a Central do Timão obteve acesso, Tuma declarou que o procedimento na Ética foi conduzido da maneira correta, respeitando o contraditório, a ampla defesa e o devido processo administrativo. Reconheceu também que Pantaleão, que relatou o caso, considerou individualmente as condutas para cada um dos dez conselheiros implicados.
O presidente do CD ainda reforçou que, durante seu mandato à frente do órgão, incluiu em todas as convocações para reuniões do órgão que eventuais ausências de conselheiros deveriam ser justificadas pelo menos uma hora antes do horário dos encontros. Por fim, baseado nos autos do procedimento, Tuma acatou a recomendação de Pantaleão e determinou a perda dos mandatos dos dez conselheiros, por abandono dos cargos.
Como fica o CD?
Com a decisão de Tuma, o Conselho Deliberativo do Corinthians passa a ter, no momento, 289 membros, sendo 198 trienais e 91 vitalícios. O cenário ainda não é definitivo, pois todos os dez conselheiros removidos do cargo nesta sexta-feira tem direito a recorrer da decisão. Os que quiserem recorrer terão seus pedidos analisados pelos seus pares, em reunião do plenário. No entanto, como o próximo encontro do CD deverá ocorrer apenas em fevereiro, até lá as expulsões permanecem vigentes.
A Central do Timão apurou que nenhuma reposição de vitalícios deverá ser determinada pelo presidente do CD. A decisão seria motivada pelo fato de que a reforma do estatuto corinthiano, em debate no clube desde o ano passado, inclui propostas de não nomeação de mais vitalícios, ou mesmo a extinção do cargo, substituindo-o por um cargo similar, mas com status honorário, sem direito de voto.
Já a substituição dos dois trienais removidos deverá ocorrer com a nomeação de dois candidatos da Chapa 21 (Liberdade Corinthiana), a primeira chapa suplente eleita em 2023. Enquanto grupo, esta chapa não mais existe, mas seus 25 membros eleitos adquiriram o direito de suplência ao CD durante a eleição, e este direito permanece mesmo com o fim da chapa em si. Os suplentes nomeados devem ser os dois indivíduos com mais tempo de associação ao Parque São Jorge dentre os membros elegíveis.
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Ao vivo









































