Gazeta Esportiva.com
·29 de outubro de 2025
Presidente do Corinthians e Tuma recebem proposta da SAFiel

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·29 de outubro de 2025

Nesta quarta-feira, dois dos idealizadores da SAFiel, Carlos Teixeira e Eduardo Salusse, foram ao Parque São Jorge e entregaram a carta de intenções não vinculante do projeto para o presidente do Corinthians, Osmar Stabile, e ao presidente do Conselho Deliberativo do clube, Romeu Tuma Júnior.
O registro do encontro foi publicado nas redes sociais da SAFiel. Segundo a nota da iniciativa, a reunião durou cerca de três horas e teve clima cordial.
Romeu Tuma Jr. teria dito que irá levar a proposta aos departamentos jurídico e de compliance e aos demais órgãos internos do Corinthians. Além disso, ele se comprometeu a convidar os representantes do projeto a apresentarem as ideias da SAFiel para conselheiros interessados, em data a ser agendada.
“Os representantes da SAFiel, Carlos Teixeira e Eduardo Salusse, entregaram pessoalmente, na data de hoje (29/10), ao presidente do Conselho do Corinthians, Dr. Romeu Tuma Jr., e ao presidente do Corinthians, Osmar Stabile, a Carta de Intenções Não Vinculante do projeto.
Os presidentes agradeceram, pediram alguns esclarecimentos e fizeram comentários. O encontro durou cerca de três horas e foi bastante cordial. Dr. Romeu Tuma Jr. disse que submeterá a carta-proposta aos setores Jurídico, Compliance e demais órgãos internos. Comprometeu-se, ainda, a convidar a SAFiel para uma apresentação a todos os conselheiros e interessados, em data a ser marcada. Deixou claro que o foco imediato é a atualização estatutária do clube, afirmação com a qual os representantes da SAFiel concordaram.
Neste período, a SAFiel prosseguirá divulgando e esclarecendo o projeto a todos os interessados.”
A SAFiel foi oficialmente lançada na última terça-feira, em evento realizado no Pacaembu. Os fundadores do projeto tinham a intenção de entregar a proposta a Osmar Stabile, que não compareceu à cerimônia, na última terça, porém o presidente alegou agenda cheia.
Nas últimas horas, Romeu Tuma e Stabile foram cobrados a receber a proposta da SAFiel, já que seus idealizadores alegaram ter encontrado barreiras para levar o projeto para discussão no Parque São Jorge.
Idealizada por Carlos Teixeira, Maurício Chamati, Eduardo Salusse e Lucas Brasil, a SAFiel prevê a transformação do Corinthians em uma SAF, com gestão profissional, administrada pelos torcedores. Os corintianos poderiam comprar ações a preços populares e votar nos conselheiros.
O clube seria composto por quatro Conselhos: Administrativo, Fiscal, Cultural e de Governança. Os integrantes de cada setor seriam escolhidos pelos acionistas. Os órgãos teriam a responsabilidade de fiscalizar, além de haver auditorias externas periódicas para afastar eventuais irregularidades.
De acordo com o projeto, a administração ficaria sob responsabilidade de executivos profissionais, que seriam “contratados ou demitidos com base em capacidade e cumprimento de metas”. O departamento de futebol ficaria separado do clube associativo.

Carlos Teixeira, Maurício Chamati, Eduardo Salusse, três dos idealizadores da SAFiel (Foto: André da Silva Costa/Gazeta Press)
Há três possibilidades para que os acionistas façam o aporte financeiro: uma reserva popular, na qual cada torcedor poderá comprar no máximo dez ações; um varejo amplo, voltado a corintianos com maior poder aquisitivo; e um terceiro grupo destinado a investidores profissionais.
Para adquirir as ações, o interessado deverá comprovar sua associação ao Parque São Jorge ou a inscrição no programa Fiel Torcedor. Nenhum acionista poderá comprar mais de 1,8% das ações, a fim de evitar concentração de poder, além de outras travas previstas. Quem quiser investir também terá de comprovar a origem dos recursos.
A meta é arrecadar R$ 2,5 bilhões para quitar dívidas e investir no futebol e na sede social do Corinthians. Os idealizadores afirmam basear-se em estudos e acreditam que as ações tendem a se valorizar com o passar do tempo.
O assunto SAF, embora ainda encontre resistência interna no Corinthians, tem ganhado força e sido cada vez mais discutido entre torcedores.
Prova disso é que o anteprojeto da reforma do estatuto, apresentada pelo Conselho Deliberativo na última segunda-feira, no Parque São Jorge, prevê a transformação do clube em SAF. O documento, porém, impõe algumas condições que, segundo os idealizadores da SAFiel, atrapalham o modelo proposto por eles.









































