OneFootball
·15 de outubro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·15 de outubro de 2025
O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, fez duras críticas à Liga do Futebol Brasileiro (Libra) durante entrevista ao portal UOL.
Segundo ele, o clube carioca vem sendo excluído das decisões importantes da liga, que, nas palavras do dirigente, estaria dominada por interesses do Palmeiras. “A Libra é verde. A Libra é toda verde. A Libra é palmeirense”, afirmou.
O presidente rubro-negro ainda denunciou um possível conflito de interesse na estrutura da liga.
"O (André) Sica é advogado do Palmeiras. A família dele trabalha pro Palmeiras há muito tempo, o escritório que entrou com o agravo lá da Libra contra o Flamengo é o escritório do Sica. Isso é um conflito evidente. Se eu pudesse voltar atrás no tempo, eu jamais teria concordado com a construção de uma Libra. A Libra é verde. A Libra é toda verde. A Libra é palmeirense. O Sica é advogado do Palmeiras. Virou advogado de outros clubes. Ele advoga para outros clubes que estão na Libra".
A crise entre o Flamengo e a Libra começou no início de 2025, quando o Rubro-Negro solicitou uma fatia maior no contrato de direitos de transmissão com a Globo, alegando seu peso no mercado.
Sem acordo entre os clubes, a disputa foi parar na Justiça, e o Flamengo conseguiu bloquear R$ 77 milhões da verba da TV. Desde então, o ambiente nos bastidores ficou tenso, com críticas públicas da presidente do Palmeiras, Leila Pereira.
Bap rebateu as acusações de que o Flamengo estaria agindo de forma egoísta. Para ele, essa imagem foi construída de maneira injusta por outros clubes.
“Vejo que isso é muito mais uma narrativa para fora do que uma realidade”, disse.
Ele também criticou a falta de discussões sobre o desenvolvimento do futebol brasileiro nas reuniões da Libra.
“Nesses dez meses que eu tenho tido contato com o pessoal da Libra, não houve uma única reunião onde se discutisse algum assunto na pauta sobre o futebol brasileiro”, apontou.
Por fim, Bap lamentou a postura de clubes como Palmeiras e São Paulo, que teriam vetado a participação do Flamengo no comitê de integração com a Liga Forte Futebol (LFU), outro grupo de clubes que discute o futuro da organização do futebol brasileiro.
“Quem é egoísta? Quem é excludente? Na verdade, são outros clubes que são excludentes ao Flamengo”, concluiu.
O advogado André Sica não demorou a rebater as acusações do presidente do Flamengo.
Em conversa com a Espn Brasil, André Sica, sócio do escritório CSMV Advogados, que representa diversos clubes tanto da Libra quanto da Liga Forte União (LFU), respondeu as declarações de Bap.
"Eu fico lisonjeado com as palavras do BAP, mas imagino que ele não tenha acesso a todas as informações. Meu pai faleceu em 2001 e era engenheiro. Minha mãe é professora de francês. Portanto, não é verdadeiro que qualquer pessoa da minha família tenha trabalhado para o Palmeiras. Apenas eu tenho essa honra", disse Sica, antes de concluir.
"Meu escritório trabalha para mais de 30 clubes pelo país. Tenho também a honra de trabalhar para o Red Bull desde 2011, para o Cruzeiro desde o início da SAF, para o Bahia desde a compra pelo Grupo City, além de muitos outros gigantes, tanto da Libra quanto da LFU", pontuou.
📸 Francois Nel - 2025 Getty Images