Esporte News Mundo
·10 de fevereiro de 2026
Presidente do Flamengo reflete sobre futuro substituto de Filipe Luís e cita Klopp

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·10 de fevereiro de 2026

Apesar de ter renovado contrato recentemente no Flamengo, Filipe Luís segue irredutível quando o assunto é a Europa. O treinador não esconde o desejo de treinar uma equipe do Velho Continente. O presidente Bap está ciente disso e já reflete sobre quem assumirá o comando do Flamengo.
“Acredito que, assim como o Filipe pode e tem todo o direito de pensar na Europa, por que não ter um treinador europeu no Flamengo? Se posso trazer o Lucas Paquetá, por que não poderia trazer o Klopp? Por que não poderia trazer outro treinador? Hoje em dia, o que pode acontecer é o seguinte: assim como o Filipe pode dizer não a um clube europeu porque não quer sair para um clube europeu, mas sim para um país específico, um treinador europeu também poderia dizer que não quer sair da Europa para o Flamengo. Mas é óbvio que teremos condições financeiras e econômicas. O mundo está mudando muito rápido. Trabalho dia após dia para tornar a decisão de sair do Flamengo difícil para aqueles que estão aqui, e fácil para aqueles que querem vir”, afirmou o dirigente em entrevista ao jornal AS, da Espanha.
Jürgen Norbert Klopp está em uma pausa na carreira de treinador desde 2024. O alemão tem 58 anos e é conhecido por um futebol de alta intensidade, pressão sufocante e transições ofensivas rápidas. Ele atingiu sucesso no Borussia Dortmund e, especialmente, no Liverpool.

(Photo by Joerg Mitter/Red Bull Content Pool via Getty Images)
Por enquanto, o Flamengo não abdica de Filipe Luís, atual campeão da Libertadores e do Brasileirão. Em 2025, o brasileiro soube pilotar a ‘máquina’ que tinha em suas mãos. Filipe conseguiu recuperar aquela energia vencedora de Jorge Jesus, em 2019.
Bap explicou que o Flamengo fez um esforço para contar com Filipe Luís em 2026, mas destacou: “Não quero casar com alguém que vai pedir divórcio em seis meses. Meu objetivo, minha visão de longo prazo sempre será o Flamengo. Penso no Flamengo hoje, amanhã e daqui a 10 anos. O Filipe não pensa no Flamengo dentro de 10 anos”.
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo




Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo




























