
Gazeta Esportiva.com
·01 de abril de 2025
Presidente do Flamengo sugere inclusão de emenda antirracista ao estatuto do clube

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·01 de abril de 2025
Nesta segunda-feira, o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, enviou uma proposta ao Conselho Deliberativo para alteração do Estatuto do clube. A emenda pretende reforçar o compromisso do Rubro-Negro no combate ao racismo estrutural.
Em nota oficial divulgada nesta terça-feira, o clube propôs três emendas antirracistas ao Estatuto, visando fortalecer o Flamengo como “agente de transformação social”. As propostas são as seguintes:
A emenda será analisada pelo Conselho Deliberativo antes de ser submetida à votação.
Vale ressaltar que o Flamengo foi muito criticado por não assinar a nota de repúdio da Libra (Liga do Futebol Brasileiro) contra a fala do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, que afirmou que a Libertadores sem os clubes brasileiros seria como o “Tarzan sem a Chita”.
Em comunicado oficial, o clube carioca reafirmou seu compromisso no combate ao racismo no futebol e na sociedade, mas entende que “as relações institucionais com a Conmebol devam ser conduzidas pela CBF”, já que é a entidade que representa os clubes brasileiros nas competições sul-americanas.
Confira a proposta do Flamengo na íntegra:
O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, encaminhou ontem ao presidente do Conselho Deliberativo, Ricardo Lomba, uma proposta de alteração do Estatuto Social do clube. A emenda, que integra o Plano de Governo de sua candidatura à presidência, reforça o compromisso do Flamengo no combate ao racismo estrutural e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A proposta considera os seguintes pontos:
Como parte de um compromisso crescente com a promoção da diversidade e o combate ao racismo, o Flamengo propôs três emendas ao Estatuto que fortalecem a atuação do clube como agente de transformação social.
A proposta da emenda estatutária foi encaminhada à presidência do Conselho Deliberativo para que seja analisada e submetida à votação do Conselho.