Esporte News Mundo
·01 de setembro de 2026
Presidente do Fluminense revela motivo para não efetivar Marcão como técnico

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·01 de setembro de 2026

O Fluminense não pretende efetivar Marcão como treinador definitivo da equipe. Atual comandante do Tricolor até o fim da temporada, o auxiliar técnico permanente assumiu o cargo após a saída de Luis Zubeldía, mas a tendência é que a diretoria volte a contratar um técnico para 2027.
O diretor-geral do clube, Mário Bittencourt, explicou a decisão e revelou que a situação está relacionada a um acordo firmado com Marcão ainda em 2019. Em entrevista ao podcast Corredor 5, no quadro Pelada Musical, o dirigente afirmou que o ex-volante ocupa uma função considerada estratégica dentro do clube.
Segundo Mário, a permanência de Marcão como auxiliar permite que ele seja acionado em momentos de mudança no comando técnico. Caso fosse efetivado de maneira definitiva, o clube teria que abrir mão dessa função.
“Nós fizemos um acordo na chegada, e é mantido pela gestão atual. Se ele se transforma no treinador que vai ser o treinador profissional, sem ser o permanente, a gente vai ter que tirar o Marcão. Onde ele atua? Ele atua nos momentos em que a gente entende que precisamos fazer uma mexida no comando”, explicou o dirigente.
Mário Bittencourt já conversou com Marcão sobre futuro
O dirigente também afirmou que já conversou com Marcão sobre a possibilidade de o profissional assumir uma equipe de maneira definitiva no futuro. Mário destacou a relação de amizade entre os dois e acredita que o auxiliar poderá receber oportunidades para iniciar uma trajetória como treinador principal.
“Já tive essa conversa com ele algumas vezes. Ele é meu amigo. Acho que em algum momento ele vai ser chamado por outros clubes, e que ele fará esse voo solo”, afirmou.
De acordo com Mário, o combinado estabelecido em 2019 prevê que Marcão permaneça ligado à comissão técnica permanente durante a gestão. A ideia é que o treinador contratado pelo clube seja responsável por acompanhar o elenco e realizar as avaliações necessárias ao longo da temporada.
“Fizemos esse acordo em 2019 de que ele começaria e terminaria a gestão comigo. Enquanto tiver um treinador no comando, quero que seja o cara da gestão, que acompanha e faz as avaliações para nós. É uma decisão estratégica, de gestão”, completou.
Marcão tem bom início no comando do Fluminense
Marcão assumiu o Fluminense há cerca de duas semanas, depois da saída de Luis Zubeldía. Apesar de não ter a efetivação como objetivo da diretoria neste momento, o auxiliar conseguiu resultados positivos desde que passou a comandar a equipe.
O Tricolor venceu duas partidas pelo Campeonato Brasileiro, avançou às quartas de final da Libertadores e empatou com o Athletico-PR no último domingo.
A diretoria deverá analisar o cenário ao fim da temporada. Até lá, Marcão segue à frente da equipe e terá a missão de manter o Fluminense competitivo nas principais competições disputadas pelo clube.







































