Jogada10
·25 de maio de 2025
Presidente do Palmeiras defende novo mandatário da CBF: ‘sem preconceito’

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·25 de maio de 2025
A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, defendeu o novo presidente da CBF, Samir Xaud, neste domingo (25/5), na sede da confederação, onde ele recebeu a aclamação para o cargo. Samir Xaud vem sendo alvo de críticas por representar uma federação considerada inexpressiva no futebol brasileiro, a de Roraima.
“Isso é preconceito e vou fazer analogia com a minha história. Quando apareci no futebol e fui eleita presidente, eu não era do mundo do futebol. Única mulher presidente de clube na América do Sul. Todos falaram ou pensaram: ‘Não entende nada de futebol, não sabe o que é bola’. Mas a minha gestão é a mais vitoriosa da história do Palmeiras. Na minha gestão conseguimos receita de 1 bilhão e 300 milhões de reais”.
E Leila complementou, arrancando risos dos jornalistas:
‘Acharam que eu seria uma Rainha da Inglaterra (que tem fama de não fazer nada), e estou muito mais para Margaret Thatcher (primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990, que ganhou fama de ‘Dama de Ferro’ pelo estilo de liderança)”
Leila ressaltou que votou em Ednaldo Rodrigues na última eleição. Assim, gostaria que ele continuasse na função. Entretanto, como a Justiça determinou seu afastamento, ela não iria ‘discutir questões jurídicas’.
Veja outros momentos da entrevista de Leila Pereira na sede da CBF.
“O Palmeiras sempre foi para o melhor do futebol brasileiro. O Palmeiras não pensou só nele e não jogamos sozinhos. Queremos um campeonato com todos os clubes fortes. E eu achei que, quando conversei com o Samir e o Reinaldo, as propostas do Samir eram exatamente as que o Palmeiras defende há muito tempo, como o fair play financeiro. O Palmeiras paga em dia, e outros clubes não pagam ninguém”.
“Sempre defendemos a melhoria da arbitragem e um calendário melhor, que hoje é insano. Os clubes fazem investimentos milionários e não conseguem retorno. Eu fui uma das primeiras a bater forte nisso, e precisamos implementar as ligas. Samir defende essas pautas, e vejo ele como uma renovação”.
“Não assinei o manifesto porque o presidente ainda não tinha sido eleito, não tomou posse, e temos primeiramente de nos entender. O Samir será eleito hoje e estou aberta. Mas não vou assinar o manifesto. Achei muito rígido. Não assinei, mas apoio muito da pauta do manifesto”.
A candidatura de Samir Xaud recebeu aprovação da comissão eleitoral da CBF no dia 22/5. A chapa foi a única que conseguiu formalizar a inscrição para o pleito. Desse modo, Xaud conseguiu assinatura de 15 federações e 10 clubes. Isto deixou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, fora da disputa do cargo.
Ao vivo