Presidente Lula envia projeto ao Congresso para o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil | OneFootball

Presidente Lula envia projeto ao Congresso para o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Planeta Futebol Feminino

Planeta Futebol Feminino

·11 de setembro de 2025

Presidente Lula envia projeto ao Congresso para o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil

Imagem do artigo:Presidente Lula envia projeto ao Congresso para o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil

O presidente recebeu as atletas campeãs da Copa América de 2025 no Palácio do Planalto

Nesta última quarta-feira, 10, o presidente Lula recebeu as atletas que foram campeãs da Copa América de 2025, além do técnico Arthur Elias, o Ministro do Esporte, André Fufuca e o presidente da CBF, Samir Xaud.


Vídeos OneFootball


Além de homenagear as atletas campeãs do torneio continental, afirmou que vai encaminhar um Projeto de Lei (PL) visa o desenvolvimento do futebol feminino como política pública nacional, com o principal objetivo de garantir os mesmos benefícios que o futebol masculino:

“Esse projeto de lei vai garantir às organizações esportivas formadas de futebol feminino os mesmos direitos e benefícios conferidos às de futebol masculino, inclusive os recursos financeiros”, afirmou o presidente Lula durante o encontro.

Além disso, destacou a prioridade na Copa do Mundo de 2027, que vai ocorrer no Brasil, com objetivo de fomentar o crescimento da modalidade e realizar uma mudança cultural na sociedade, focado na equidade e inclusão.

Em entrevista para o site do Governo Federal, o presidente da CBF destacou que vai “sediar e fazer a melhor e maior Copa do Mundo Feminina de todos os tempos. E, para isso, nós precisamos do apoio do Governo Federal, de todos os estados, governadores e senadores. Queremos fazer história e consolidar o futebol feminino no Brasil”.

A partir deste projeto, o Ministério do Esporte vai ter o papel principal na regulamentação, trabalhando nos seguintes eixos:

– Desenvolvimento profissional e amador do futebol feminino.– Inserção do futebol feminino em esporte educacional, formação esportiva e esporte para toda a vida.– Combate à discriminação, intolerância e violência contra mulheres em todas as funções ligadas ao futebol.– Apoio às competições de base (sub-12, sub-15, sub-17, sub-20).– Incentivo à profissionalização plena das competições femininas.– Definição de critérios para equipes femininas profissionais e de base.– Garantia de direitos iguais às organizações formadoras, com indenização de até 200 vezes os gastos com formação.– Limitação da participação de atletas não profissionais em competições oficiais.– Promoção da presença feminina em gestão, arbitragem, direção técnica e educação física.– Exigência de que partidas oficiais aconteçam em estádios com acesso ao público.– Criação de calendário oficial divulgado com antecedência mínima de 6 meses.– Fomento à capacitação e empregabilidade de mulheres em todas as áreas do futebol.– Estímulo a parcerias entre escolas/universidades e clubes para captação de talentos.

TV BRASIL RENOVA POR MAIS 03 ANOS AS TRANSMISSÕES DO BRASILEIRO FEMININO

Além do envio do projeto de desenvolvimento da modalidade no Brasil, foi anunciada a renovação das transmissões do Brasileiro Feminino A1, A2, A3, sub-17 e sub-20 por mais 03 anos no canal de TV aberta. Lembrando que são dois jogos da A1 por rodada, além das semifinais da A2, A3 e sub-20 e a final do Brasileiro Feminino sub-17.

Saiba mais sobre o veículo