MundoBola Flamengo
·07 de outubro de 2025
Preterido por Filipe Luís? Pedro tem menos minutos que Pulgar lesionado e nomes que já deixaram Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·07 de outubro de 2025
É fato que Pedro já não tem o mesmo prestígio de antes. Com Filipe Luís, o centroavante faz uma temporada de menos oportunidades do que o esperado para um jogador desse calibre.
A lesão atrapalhou, tirando o Camisa 9 de parte da temporada. Mas mesmo depois do retorno, os minutos dados ao atacante são aquém do esperado.
O MundoBola Flamengo traz números para comparar os minutos dados a Pedro com as oportunidades recebidas por outros jogadores. Alguns dados chamam atenção.
O atacante do Flamengo ainda não alcançou nem a minutagem do chileno Erick Pulgar na temporada. O volante estrangeiro fraturou o quinto metatarso do pé direito e não joga desde a derrota por 4 a 2 para o Bayern de Munique, na Copa do Mundo de Clubes.
Mesmo sem jogar, Pulgar ainda soma 1.993 minutos na temporada. A minutagem é maior que a de Pedro, que tem 1.628 minutos no ano. Pedro é só o 13º jogador do Flamengo na lista, desconsiderando nomes que já saíram.
Considerando as saídas, ele é o 15º. Vale salientar que Erick Pulgar tem menos jogos: são 26 partidas no ano, contra 34 de Pedro.
Mesmo com mais partidas, o Camisa 9 tem 365 minutos a menos do que Pulgar lesionado. Isso mostra que quando está em campo, Pedro não fica tempo suficiente para fazer a diferença.
O atacante do Flamengo perde ainda para dois jogadores que já deixaram o clube. Wesley foi para a Roma na janela do meio do ano, enquanto Gerson foi jogar pelo Zenit, da Rússia.
Ambos os jogadores somam mais minutos do que Pedro em 2025, mesmo com menos jogos. Wesley esteve em campo 28 vezes pelo Flamengo na temporada, somando 2.357 minutos.
Gerson, por sua vez, jogou as mesmas 28 vezes, mas com minutagem de 2.165. Os minutos são muito maiores que os de Pedro, que parece cada vez mais perder espaço com Filipe Luís no Flamengo.
Logicamente, Pedro tem mais minutos do que os jogadores que chegaram ao Flamengo no meio do ano. Emerson Royal joga pouco, mas Jorginho, Saúl e Samuel Lino quase não saem do time titular de Filipe Luís.
Esse trio vem somando minutos de forma rápida. Jorginho, inclusive, já se aproxima de Pedro. Ele soma 1.484 minutos, ou seja, apenas 144 minutos a menos. Isso com apenas 19 jogos, 15 a menos do que Pedro.
O dado impressiona, mas os demais não ficam para trás: Samuel Lino soma 1.119 minutos em 16 jogos e Saúl tem 935 minutos em 13 partidas.
*Ranking contabiliza jogadores que deixaram Flamengo na última janela.
Pontos que também devem ser considerados são a lesão de Pedro e o imbróglio com Filipe Luís.
O jogador rompeu o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho direito em setembro do ano passado. Por isso, só voltou a jogar em abril de 2025.
No entanto, já são seis meses jogando, tempo suficiente para ter uma média de minutos maior e mais partidas jogadas.
Ele perdeu quatro meses do ano, mas Pulgar também não joga há três meses e tem minutagem superior. Outros jogadores chegaram no meio do ano, ou seja, com Pedro tendo três meses de jogo a mais no Flamengo, e mesmo assim, a média é inferior e os reforços estão se aproximando da minutagem de Pedro.
Tudo isso mostra que o jogador, de fato, não recebe os minutos que deveria. Podemos pegar os últimos três jogos do Flamengo como exemplo.
Pedro não entrou contra o Corinthians, pelo Brasileirão. Em seguida, ele entrou no fim da partida contra o Cruzeiro, mas jogando apenas oito minutos. Contra o Bahia, no último domingo (05), ele foi substituído aos 16 minutos do primeiro tempo, após a expulsão de Danilo.
Para se ter ideia, ele não joga os 90 minutos completos de uma partida desde a vitória do Flamengo por 4 a 2 sobre o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil, em 21 de maio.
Ele marcou um gol e deu uma assistência naquela partida, que contou com time misto: zaga formada por Danilo e João Victor, Arrascaeta no banco e Everton Cebolinha e Michael ao lado de Pedro no ataque.
O imbróglio com Filipe Luís também tirou alguns minutos de jogo. O técnico do Flamengo afirmou, em coletiva de imprensa, que Pedro teve postura lamentável nos treinos, deixando de relacioná-lo para o jogo contra o São Paulo, em 12 de julho.
Depois disso, o treinador afirmou ter resolvido o atrito internamente e voltou a utilizar o atacante. Mas ainda sem os minutos imaginados.
Os dados levantados pelo MundoBola Flamengo mostram que o comentarista Zinho, em seu último comentário sobre Pedro e Filipe Luís, pode ter razão.
Ele afirma que Pedro não é uma das prioridades de Filipe Luís. Isso tem atrapalhado o atacante, que tem pouco tempo para mostrar seu futebol e marcar gols pelo Flamengo. Assim, ele fica cada vez mais pressionado.
"É nítido que Pedro não é primeira opção de Filipe Luís. Ele não tem Pedro como titular do time dele. As opções são sempre jogadores de lado, velocidade, que fazem marcação pressão. Não é a do Pedro, e ele vira terceira opção. Não concordo, Pedro acaba não tendo sequência e é cobrado por não fazer gol ou jogar bem", diz o comentarista.
Pedro pode não viver sua melhor fase. Mas é fato que o tempo para recuperar ritmo e mostrar que pode ajudar o Flamengo, com Filipe Luís, também não é grande. O clube busca os títulos da Libertadores e do Brasileirão, tendo a Data Fifa para se preparar para a reta final.