Território MLS
·06 de janeiro de 2021
In partnership with
Yahoo sportsTerritório MLS
·06 de janeiro de 2021
Dando continuidade a série de prévias do torneio Guard1anes 2021, que iniciará na próxima sexta-feira (8), iremos falar das equipes que não contam com plantel poderoso mas que podem surpreender na competição. São elas: Tijuana, Mazatlán, Juárez e Toluca.
CLUB TIJUANA
Posição no Guard1anes 2020 – 15° Lugar
Contratações: Eduardo Tercero (Tigres/MEX), Julián Velásquez (Querétaro/MEX), Brayan Angulo (Puebla/MEX), Gonzalo Jara e Miguel Sansores (Mazatlán/MEX), Esteban Pavez (Al Nasr/EAU), Mauro Manotas (Houston Dynamo), Fidel Martínez (Shanghai Shenhua/CHN)
Saídas: Aldo Cruz (Tigres/MEX), Mauro Lainez e Bryan Colula (América/MEX), Jorge Aguilar (Necaxa/MEX), Miguel Barbieri (Toluca/MEX), Clifford Aboagye (Puebla/MEX)
Os Xolos miram voltar aos seus tempos áureos de 2012 e 2013 quando foram campeões mexicanos do Apertura 2012 e avançaram até as quartas-de-final da Libertadores da América de 2013.
O Tijuana foi uma das equipes que mais se reforçou para a disputa do torneio, a fim de apagar a campanha decepcionante no Guard1anes 2020. Apesar da péssima campanha, o treinador chileno Pablo Guede foi mantido no cargo e trouxe alguns nomes com quem já trabalhou no passado como o meio-campista Pavez além de Jara e Sansores que fizeram parte do Monarcas Morelia semifinalista do Apertura 2019.
Os principais reforços são o atacante Mauro Manotas, ex-Houston Dynamo, o qual teve uma boa temporada em 2019, porém não tão boa em 2020 e Fidel Martínez, atacante equatoriano que foi campeão mexicano com o próprio Tijuana em 2012 e que detém números espetaculares no Barcelona de Guayaquil em 2019 e 2020, mas vem de passagem apagadíssima no futebol chinês.
MAZATLÁN FÚTBOL CLUB
Posição no Guard1anes 2020 – 14° Lugar
Contratações: Ulises Cardona (Tigres/MEX), Nicolás Vikonis e Néstor Vidrio (Puebla/MEX), Lorenzo Reyes (Atlas/MEX), Daniel Amador (Leones Negros/MEX), Gael Sandoval (Santos Laguna/MEX), Giovanni Augusto (Coritiba/BRA)
Saídas: Aldo Rocha (Atlas/MEX), Gonzalo Jara e Miguel Sansores (Tijuana/MEX), Miguel Fraga (Correcaminos/MEX), César Huerta (Chivas Guadalajara/MEX), Jorge Valdivia (Colo Colo/CHI)
A franquia mais jovem da Liga MX é propriedade do Grupo Salinas, conglomerado de empresas muito forte na economia mexicana e que em 2020 moveu a sua franquia, o Monarcas Morelia/MEX, para Mazatlán em Sinaloa por questões administrativas, fundando portanto uma nova equipe na primeira divisão do México.
O Mazatlán FC não teve uma grande estreia no último torneio ocupando apenas a 14ª colocação, mas contam com um bom elenco com resquícios da boa campanha feita pelo Monarcas Morelia em 2019.
Aposta-se na continuidade do treinador Tomás Boy, que está na equipe desde outubro de 2020, no atacante brasileiro Camilo Sanvezzo, artilheiro da equipe com oito gols, além do chegada de Nicolás Vikonis, goleiro uruguaio destaque do Puebla/MEX nas últimas temporadas e do brasileiro Giovanni Augusto.
FÚTBOL CLUB JUÁREZ
Posição no Guard1anes 2020 – 13° Lugar
Contratações: Andrés Iniestra (Pumas/MEX), Matías García (Gimnasia La Plata/ARG), Ayron Del Valle (Millonarios/COL)
Saídas: Bruno Romo, Mauro Fernández e Martín Rabuñal (sem clube), José Rodríguez (Cimarrones/MEX), Víctor Mañon (Tepatitlán/MEX)
Os Bravos são uma equipe recente do futebol mexicano, fundada em 2015 e que ascendeu em 2019 após comprar a franquia do Lobos/MEX. Desde que subiu, protagonizou campanhas modestas na primeira divisão.
A equipe aposta no técnico Luis Fernando Tena, de longa carreira no México e que inclusive comandou a equipe campeã olímpica em 2012 sobre a Seleção Brasileira.
A franquia de Ciudad Juárez foi a melhor posicionada dentre os que não avançaram a Liguilla, conseguiu manter a base com jogadores como: Darío Lezcano, Jefferson Intriago, Marco Fabián e trouxe Iniestra, capitão do Pumas/MEX vice-campeão mexicano, além de Ayron Del Valle que estava no Millonarios/COL e já atuou no Querétaro/MEX sem muito destaque.
CLUB DEPORTIVO TOLUCA
Posição no Guard1anes 2020 – 11° Lugar
Contratações: Miguel Barbieri (Tijuana/MEX), Rodrigo Salinas (Pachuca/MEX), Jorge Torres Nilo (Tigres/MEX), José Juan Vásquez (Chivas Guadalajara/MEX), Claudio Baeza (Necaxa/MEX)
Saídas: Jonathan Maidana (sem clube), Adrián Mora (Monterrey/MEX), Alan Medina (América/MEX), Javier Güémez (Atlético San Luis/MEX), Giovanny León (Dorados/MEX), Carlos Cisneros (Chivas Guadalajara/MEX)
O Tradicionalíssimo Toluca, terceira equipe com mais campeonatos mexicanos, não está em seus melhores dias e precisa urgentemente se reafirmar como gigante do futebol mexicano.
Para o comando da equipe, a aposta é num velho conhecido da torcida: Hernán Cristante, goleiro do clube por mais de uma década com inúmeras conquistas, porém como técnico foram três temporadas sem títulos entre 2016 e 2019.
Os Diablos Rojos não fizeram um mercado animador e contam com muitos jogadores renomados porém em idade mais avançada além de vários jogadores que precisam se provar, principalmente no setor ofensivo. Apesar da idade, é justamente Rubens Sambueza, maestro do meio-campo e ídolo da torcida, a grande referência de um Toluca que já não vence um campeonato mexicano há 10 anos e já não é competitivo há pelo menos três temporadas.
Capa: Reprodução/ Twitter Rubens Sambueza