Stats Perform
·11 de abril de 2020
In partnership with
Yahoo sportsStats Perform
·11 de abril de 2020
Mais um dia que passa, mais um cancelamento: a International Champions Cup, competição de pré-temporada que reune alguns dos maiores times em jogos amistosos, não será disputada em 2020.
Assim, fica cada vez mais evidente que, ao menos nos grandes centros, não teremos bola rolando até que a pandemia do novo coronavírus Covid-19 seja controlada.
Mesmo que alguns campeonatos - como a Bundesliga - já estejam estudando retornar sem público, outras grandes competições como a Liga dos Campeões, a Premier League e a Copa Libertadores ainda estão pensando em medidas que podem prorrogar os torneios até a segunda metade do ano.
A ICC acontece desde 2013 e traz vários dos gigantes europeus disputando jogos uns contra os outros ao redor do mundo: na edição de 2019, tivemos sedes como Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, China e Singapura.
Desta maneira, alguns duelos já esperados não irão acontecer: o que mais trazia expectativas talvez fosse o confronto entre Barcelona e Real Madrid, que jogariam em solo americano pela segunda vez na história. Inclusive, já se falava em Las Vegas como possível palco da partida.
O cancelamento da competição gerará um prejuízo de cerca de 18 milhões de euros para os rivais: outros clubes como Liverpool, Manchester United e Bayern de Munique também vão perder o "cachê" recebido para fazer parte do torneio.
Recentemente, a entidade organizadora da International Champions Cup, a Relevant Sports, gerou polêmica: à partir de vazamentos divulgados pela imprensa, - os chamados Football Leaks - a empresa estaria se organizando junto com vários clubes para fazer lobby quanto a criação da Superliga Europeia.
O projeto, extremamente divisivo (com muitos fãs entre os dirigentes de clubes... mas de pouco apelo popular), reuniria os grandes times europeus em um torneio de pontos corridos durante a temporada. Assim, tais equipes teriam que abandonar suas ligas nacionais.