Fala Galo
·09 de julho de 2025
Principal joia da base alvinegra, Gabriel Veneno assinará contrato profissional; confira

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·09 de julho de 2025
Foto: Fábio Pinel / Atlético
Por: Thiago Florêncio
O atacante Gabriel Veneno, principal joia das categorias de base do Atlético, vai assinar seu primeiro contrato profissional com o clube. De acordo com a informação divulgada em primeira mão pelo jornalista Betinho Marques, do Fala Galo, a assinatura está marcada para o dia 16 de julho, data em que o jogador completa 16 anos, idade mínima permitida para esse tipo de vínculo, conforme determina a FIFA e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O contrato, de três anos, deve ser formalizado entre quinta e sexta-feira, na Cidade do Galo. O vínculo também prevê um plano de carreira para o atleta, que recentemente, foi convocado para a Seleção Brasileira sub-17, visando a preparação para o Sul-Americano da categoria.
A família de Veneno expressa gratidão ao Atlético pelo suporte oferecido desde sua chegada ao clube. A diretoria, por sua vez, vê no jovem meia-atacante, um projeto de longo prazo e aposta em seu desenvolvimento técnico como peça importante para o futuro do elenco profissional.
João Gabriel Castro Santos nasceu em Ilhéus, mas foi criado em Vilarejo do Cajueiro, no interior da Bahia. Carrega no corpo e no apelido, marcas de uma história pouco comum. Ainda criança, foi picado por uma cobra e precisou amputar parte do dedo anelar da mão direita. A recuperação exigiu força incomum para a idade, e o apelido “Veneno” ficou.
O talento com a bola apareceu cedo. Gabriel, agora, Veneno deu os primeiros passos em uma escolinha local e, em seguida, ingressou no projeto Canarinhos, sediado em Santa Rita de Cássia. A caminhada o levou até o Vitória, onde participou da Copa Santos e chamou atenção de observadores. Entre eles, João Roberio Bonfim, que à época trabalhava na captação do Santos.
No fim de 2022, Gabriel foi liberado e passou meses sem clube. Sem estrutura, voltou a treinar na areia, até ser convidado a retornar ao projeto que o revelou. Em 2023, disputou a tradicional Copa Dois de Julho pela equipe de Santa Rita de Cássia. No mesmo grupo do Palmeiras, despertou curiosidade de quem acompanhava o torneio.
A performance chamou atenção de Dennys Dilettoso, ex-coordenador de captação do Atlético. Era sua primeira missão no novo cargo. Encantado com o desempenho do jovem atacante, entrou em contato com o então gerente do clube, Erasmo Damiani, que autorizou a investida. O acordo com a família foi selado em um jantar, deixando para trás concorrentes como Palmeiras e RB Bragantino.
Alguns meses depois, Veneno desembarcou na Cidade do Galo. Desde então, a maior promessa das categorias de base do futebol brasileiro, já teve seu nome especulado em alguns clube da Europa, mas seguirá no clube mineiro, onde segue crescendo e alimentando sonhos maiores.