Projeto de lei tenta impedir que Flamengo ganhe valor milionário com o Maracanã | OneFootball

Projeto de lei tenta impedir que Flamengo ganhe valor milionário com o Maracanã | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·20 de dezembro de 2025

Projeto de lei tenta impedir que Flamengo ganhe valor milionário com o Maracanã

Imagem do artigo:Projeto de lei tenta impedir que Flamengo ganhe valor milionário com o Maracanã

Flamengo e Fluminense negociam naming rights do Maracanã, mas projeto quer barrar mudança do nome do estádio


Flamengo e Fluminense, que gerem o Maracanã, esperam receber R$ 55 milhões com a venda do naming rights do estádio. Porém, um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro visa atrapalhar as negociações. A ideia é a proibição da alteração do nome do estádio mais importante do mundo.

O projeto de lei é do deputado Alexandre Knoploch (PL-RJ). A explicação acontece com dois artigos: “Fica vedada qualquer alteração do nome oficial do Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã, preservando-se sua denominação histórica como patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro”, diz o primeiro.


Vídeos OneFootball


A vedação prevista no artigo anterior aplica-se a quaisquer atos administrativos, contratos, concessões, permissões, parcerias público-privadas ou outros instrumentos que tenham por finalidade alterar, total ou parcialmente, o nome oficial do Estádio, inclusive aqueles relacionados à exploração comercial de naming rights”, destaca o segundo ponto.

O QUE UM PROJETO PRECISA FAZER PARA VIRAR LEI?

Para a aprovação do projeto de lei, o caminho ainda é longo. Os artigos serão julgados por quatro comissões da Assembleia: Constituição e Justiça; Esporte e Lazer; Cultura e Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional. Além disso, o Governador Cláudio Castro ainda precisa sancionar.

JÁ HAVIA NEGOCIAÇÕES EM ANDAMENTO PARA A MUDANÇA DE NOME?

As negociações pela venda do naming rights do Maracanã estavam em fase inicial, e Flamengo e Fluminense pediram autorização do Governo do Estado para seguir. O órgão, inclusive, havia dado sinal verde informalmente, de acordo com o portal GE.

Dos valores, o Flamengo ficaria com 65%, e o Fluminense com os outros 35%, como determina o contrato dos clubes para a gestão do Maracanã. Portanto, resta aos clubes, agora, torcerem para que o projeto não saia do papel para que as negociações sejam retomadas.

Saiba mais sobre o veículo