Protestos no México aumentam preocupação às vésperas da abertura da Copa | OneFootball

Protestos no México aumentam preocupação às vésperas da abertura da Copa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·08 de junho de 2026

Protestos no México aumentam preocupação às vésperas da abertura da Copa

Imagem do artigo:Protestos no México aumentam preocupação às vésperas da abertura da Copa

Faltando menos de três dias para o início da Copa do Mundo de 2026, a Cidade do México vive um cenário de tensão provocado por uma onda de protestos liderada por profissionais da educação. As manifestações, que ganharam força nos últimos dias, já impactam a rotina da capital e levantam preocupações sobre a logística para a partida de abertura do Mundial.

Os atos começaram a se intensificar na última segunda-feira (01/6). Na ocasião, professores de diferentes regiões do país se mobilizaram para reivindicar reajustes salariais e mudanças nas regras de aposentadoria da categoria.


Vídeos OneFootball


Desde então, os protestos se espalharam por diversos pontos da capital mexicana. Manifestantes bloquearam avenidas estratégicas e provocaram congestionamentos em importantes corredores urbanos, incluindo vias que dão acesso ao Estádio Azteca, palco da abertura da Copa.

Diante do aumento da mobilização, o governo mexicano intensificou o esquema de segurança em áreas consideradas sensíveis. Militares foram deslocados para auxiliar no controle da ordem pública e impedir a aproximação de manifestantes da Praça do Zócalo, região central da Cidade do México.

O local possui importância especial durante o Mundial. Além de abrigar prédios do governo federal, a praça receberá a principal Fan Fest do país, com telões e atividades destinadas aos torcedores ao longo da competição.

A ausência de avanços nas negociações entre autoridades e representantes da categoria mantém o clima de incerteza. Nos bastidores, existe receio de que novas manifestações ocorram nos próximos dias. Aliás, isto inclui possíveis bloqueios em pontos estratégicos da cidade, como o Aeroporto Internacional da Cidade do México.

México e África do Sul focados na Copa

Dentro de campo, México e África do Sul voltarão a se enfrentar em uma Copa do Mundo 16 anos após o duelo que abriu o Mundial de 2010, disputado em solo sul-africano.

O reencontro, inclusive, está marcado para esta quinta-feira (11/6), às 16h (de Brasília), no Estádio Azteca. A partida será válida pelo Grupo A, que também conta com Coreia do Sul e República Tcheca.

Embora não exista, até o momento, qualquer indicação oficial de mudança na programação da Fifa, o cenário de manifestações contínuas aumenta a atenção das autoridades locais para os próximos dias.

Imagem do artigo:Protestos no México aumentam preocupação às vésperas da abertura da Copa

México e África do Sul fazem jogo de abertura da Copa do Mundo – Foto: Divulgação / FIFA

Tempestade também entra no radar

Além das questões sociais, outro fator preocupa a organização da Copa. Afinal, as previsões meteorológicas indicam possibilidade de tempestades na região da Cidade do México durante a semana da abertura.

Por fim, o Estádio Azteca terá papel de destaque na competição. Além da partida inaugural, o estádio receberá outros quatro confrontos ao longo do torneio. Isso inclui jogos da fase de grupos, da fase eliminatória e das oitavas de final.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitterInstagram e Facebook.

Saiba mais sobre o veículo