Portal dos Dragões
·19 de janeiro de 2026
PSP detém 37 pessoas após incidentes na noite do V. Guimarães-FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·19 de janeiro de 2026

O Comando Distrital de Braga divulgou esta segunda-feira um comunicado sobre os incidentes ocorridos no domingo, na sequência do encontro entre o Vitória Sport Club e o Futebol Clube do Porto. “A PSP, através do empenho das diversas valências, efetuou a detenção de 37 cidadãos, 33 na Rua Cónego Dr. Manuel Faria, por participação em rixa e danos provocados num estabelecimento, 3 por danos em viaturas e 1 por posse ilegal de arma (bastão extensível), na Avenida da Imaculada Conceição”, pode ler-se.
Dos 33 indivíduos intercetados, foi igualmente constituído arguido um homem “pelo crime de tráfico de estupefacientes por ter na sua posse produto estupefaciente, nomeadamente cocaína”, e outro “pelo crime de posse de arma proibida, nomeadamente um artigo de pirotecnia adulterada”.
Leia o comunicado na íntegra:
“A Polícia de Segurança Pública (PSP), através do Comando Distrital de Braga, no âmbito do policiamento desportivo em Guimarães, entre as equipas de futebol do Vitória Sport Club e do Futebol Clube do Porto, na noite do passado domingo, 18 de janeiro de 2026, destacou diversas valências, desde Equipas de Patrulhamento e Equipas de Trânsito, Equipas de Intervenção Rápida e Equipas de Prevenção e Reação Imediata, Corpo de Intervenção e Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial de Polícia, Equipas de Spotters e Equipas de Investigação Criminal, estas últimas com o objetivo de detetar e intercetar indivíduos suspeitos de preparar e cometer atos ilícitos no âmbito da violência no desporto.
No decurso da operação, a PSP foi alertada por cidadãos que reportaram um elevado número de adeptos envolvidos em distúrbios. Após o deslocamento de meios policiais, foram intercetados de imediato 33 indivíduos que participavam numa rixa.
Noutro episódio, três pessoas foram detidas por terem provocado danos em duas viaturas que identificaram como pertencentes a adeptos da equipa adversária. Ainda nesta sequência, foi detido um cidadão por posse de arma proibida, concretamente um bastão.
A intervenção rápida da PSP permitiu evitar que os acontecimentos ganhassem maior gravidade, pondo termo e atenuando os incidentes que se desenrolavam no local.
As autoridades agradeceram o comportamento cívico da maioria dos adeptos presentes em Guimarães e reafirmaram o compromisso de proteger pessoas e bens e de preservar a ordem pública em eventos de grande afluência. A PSP assegurou que manterá a sua presença e empenho para garantir um ambiente seguro em todos os recintos desportivos, em coordenação com as Autoridades Judiciárias e com a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto.









































