oGol.com.br
·19 de fevereiro de 2025
PSV castiga a Juventus na prorrogação e avança às oitavas da Champions

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·19 de fevereiro de 2025
O PSV castigou a Juventus nesta quarta-feira, 19, e eliminou a poderosa Juventus na fase playoff da Liga dos Campeões. No tempo normal, o time holandês conseguiu crescer no segundo tempo e causar problemas a equipe italiana. Ainda assim, só conseguiu o suficiente para levar a prorrogação. Foi nesse momento que saiu o terceiro gol que resultou na classificação para as oitavas de final.
Agora, o PSV está classificado para a fase oitavas de final da Liga dos Campeões e espera o sorteio para saber quem será o seu adversário. Já a Juventus se juntou a Milan e Atalanta como times italianos eliminados na fase de playoff.
Com o jogo de volta na Holanda, o PSV precisou tomar as rédeas e mostrar que poderia lutar pela classificação após a derrota na Itália. O time da casa tomou a iniciativa nos primeiros minutos e foi o dono da bola. No entanto, teve dificuldades criativas e a primeira finalização da partida foi da Juventus, com Francisco Conceição (mas sem grande perigo).
O PSV esteve no ataque, mas sem furar o bloqueio defensivo da Juventus precisou apelar para as finalizações de longa distância. Foi assim com Noa Lang e Perisic, mas nenhum dos dois atacantes acertou o alvo. Já o time italiano teve o árbitro no VAR analisando um possível pênalti em Francisco Conceição. No entanto, a interpretação foi de que não houve infração.
A Juventus conseguiu evitar uma maior pressão do PSV e administrou bem as investidas ofensivas do adversário. Além disso, também teve ataques mais perigosos. Aos 34, Kolo Muani pegou a sobra dentro da área, não demorou a definir e com seu chute cruzado, a bola saiu rente à trave.
No duelo de poucas oportunidades de gol, a Juventus conseguiu ser mais ofensiva na reta final do primeiro tempo. As últimas finalizações acabaram bloqueadas no meio do caminho e o placar zerado seguiu para o intervalo.
O segundo tempo foi muito mais animado do que toda a primeira etapa e já começou com bola na rede. Aos 8, Noa Langa arrancou da esquerda para o meio e fez uma inversão perfeita para Perisic. O veterano dominou na área já ajeitando para batido e chutou cruzado para colocar o PSV na frente do placar.
O PSV foi para pressão depois de abrir o placar e teve bons momentos no ataque. No entanto, foi a Juventus que balançou as redes. Aos 18, após cobrança de falta lateral, a zaga afastou para a entrada da área e Weah chegou soltando a pancada de primeira para acertar o cantinho e empatar. O gol foi validado após longa revisão do VAR.
A bola seguiu com o PSV, mas o momento em campo já não era dos melhores, com muitos erros e sem grandes ataque. Então aos 29, Perisic arrancou na área pela direita, rolou para o meio e após domínio e furada de Luuk De Jong, Saibari chegou fuzilando na pequena área para marcar o segundo.
O novo gol foi um balde de água fria para a Juventus, que acumulou erros e demonstrou nervosismo. O PSV impôs uma grande pressão e sufocou o time italiano. Aos 41, Lang teve tudo para marcar após confusão na área, mas errou na definição. Aos 43, Lang invadiu a área como quis, soltou a pancada e Di Gregoria salvou a Juve. A reta final foi animada, mas o duelo seguiu para prorrogação.
A prorrogação foi com emoção na Holanda e o PSV, que já pressionava foi às redes mais uma vez. Aos 8, após cobrança de falta ensaiada, Bakayoko dominou na área e bateu cruzada. A zaga não conseguiu afastar e Flamingo completou para marcar o terceiro.
O PSV ainda teve chances de marcar o quarto gol, mas pecou nas finalizações e não aproveitou. Do outro lado, a Juventus quase marcou novamente aos 14, quando Savona cabeceou bem na área e o goleiro Benitez fez boa defesa. Pouco depois, novo cruzamento na área e Vlahovic se jogou na bola para finalizar na trave.
A Juventus teve que ir para o tudo ou nada. Aos 19, após bela trama de pé em pé, Nicolas González bateu com desvio e quase encobriu o goleiro. Aos 23, Thuram invadiu a área com liberdade pela esquerda, mas acabou chutando por cima da meta.
No contra-ataque, o PSV teve chance clara de matar o jogo. Aos 29, Guus Til recebeu na cara do gol com extrema liberdade e parou em grande defesa de Di Gregorio. A Juventus foi para o abafa nos acréscimos e jogou a bola na área a todo instante. Com muita tensão, o apito final confirmou a Juve eliminada e a festa dos holandeses.