Jornal do Fla
·25 de agosto de 2026
Pulgar, Jorginho, Paquetá e Arrascaeta: quarteto do Flamengo ‘sumiu’ há cinco meses

In partnership with
Yahoo sportsJornal do Fla
·25 de agosto de 2026

Pensado como um dos grandes trunfos do Flamengo para 2026, o meio-campo formado por Pulgar, Jorginho, Paquetá e Arrascaeta praticamente não saiu do papel. Os quatro dividiram o campo por apenas 175 minutos na temporada e não atuam juntos desde março.
O quarteto apareceu em somente quatro partidas e foi titular uma única vez, justamente na vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, pelo primeiro turno do Brasileirão. Desde então, lesões, desgaste físico e escolhas de Leonardo Jardim impediram uma nova oportunidade com os quatro simultaneamente.
Nos 175 minutos em que estiveram juntos, o Flamengo marcou dois gols e sofreu dois. Foram 11 minutos contra o Corinthians, 66′ diante do Lanús, 21′ contra o Fluminense e 77′ na primeira partida contra o Cruzeiro.
Além das lesões sofridas pelos quatro jogadores em diferentes momentos da temporada, a montagem do meio-campo também apresenta uma questão tática. Paquetá tem rendido melhor por dentro, justamente em uma faixa do campo ocupada por Jorginho ou Arrascaeta.
A tentativa de utilizar o Camisa 20 mais aberto pela direita não apresentou o mesmo rendimento. Recentemente, Jardim também passou a alternar Paquetá e Arrascaeta em alguns momentos, enquanto Jorginho recuperou espaço entre os titulares.
Com todos novamente à disposição, resta saber se Leonardo Jardim voltará a apostar na formação. A única experiência como titulares terminou com vitória e sem gols sofridos, mas aconteceu há mais de cinco meses.
R$70,99
Fique por dentro de tudo no seu WhatsApp! 📲 Quer receber as notícias do Mengão em primeira mão, direto no seu celular? Entre agora no canal oficial do Jornal do Fla no WhatsApp e não perca nenhum detalhe sobre o nosso Mais Querido.👉 CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO CANAL







































