MundoBola Flamengo
·30 de junho de 2025
Pulgar sofre fratura que virou pesadelo para Neymar antes de Copa do Mundo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·30 de junho de 2025
O Flamengo orgulhou os torcedores na Copa do Mundo de Clubes, mas ganhou dor de cabeça no jogo final, contra o Bayern de Munique. O volante Erick Pulgar saiu lesionado e vai desfalcar o time por um tempo.
O chileno teve uma atualização divulgada pelo Mengão. Ele foi encaminhado ao hospital ainda durante o jogo para realizar exames. A torcida era para que o jogador não tivesse tido uma fratura, mas foi isso que aconteceu.
O Flamengo informou durante a madrugada que os exames constataram uma lesão no quinto metatarso do pé direito do jogador. Ou seja, a famosa lesão de Neymar antes da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.
Além disso, o clube escreve que o retorno ao Rio de Janeiro acontece nesta segunda-feira (30), como para o resto do elenco. Pulgar ainda será reavaliado para que o Departamento Médico defina os próximos passos do tratamento da lesão nos próximos dias.
Apenas os exames mostram a gravidade, já que com Neymar, por exemplo, imaginou-se que o atacante brasileiro tivesse tido uma entorse simples.
Isso porque os exames não apontaram rompimentos ligamentares. Apenas a dor exacerbada que o jogador sentia causou estranheza e mostrou que a torção, apesar de não ter rompido os ligamentos, passou por esses e tracionou o osso por um tendão.
Dessa forma, ocasionando a fratura. Com isso, o jogador do Brasil passou a buscar uma rápida recuperação, precisando se empenhar para chegar bem na Copa do Mundo, já que o prazo de recuperação o colocava à disposição apenas um mês antes do início do torneio na Rússia.
A boa notícia é que não precisa necessariamente de cirurgia, mas o Flamengo parece ainda não ter tomado uma decisão sobre isso.
O comunicado do clube mostra que Pulgar voltará a ser reavaliado. Só então o clube saberá como prosseguir no tratamento.
Uma cirurgia poderia ser indicada no caso da fratura ter acontecido nas zonas 2 e 3 na base do quinto metatarsal. Isso porque a operação ajudaria o osso a consolidar sua posição, voltando ao normal.
Caso exista tecido mole danificado ou infecção, a cirurgia não é indicada e o tratamento deve ser conservador. Fixar a fratura com uma placa costuma ser um caminho nessas situações.
A tendência é que o Flamengo não tenha Erick Pulgar até o final de agosto ou início de setembro. O tempo de recuperação para esses casos é de seis a oito semanas. O Mengão briga pelo Brasileirão, onde lidera, Libertadores e Copa do Brasil.
A maioria dos jogadores que teve a mesma lesão, só alcançou a melhora total após os dois meses de tratamento. Mas a média mostra que esse tempo pode aumentar para três ou quatro meses. Confira alguns nomes que tiveram a fratura e o tempo que levaram para retornar aos gramados.
Essa não é a primeira vez que Erick Pulgar tem fratura no quinto metatarso. Em fevereiro de 2023, o volante também se deparou com o problema.
O caso antigo do atleta mostra que sua média de recuperação pode mesmo ficar nos dois meses. Foi o tempo necessário para se recuperar e retornar aos gramados naquele ano.
A mesma fratura volta a assolar Pulgar, que conta com o apoio da torcida para se recuperar no mesmo tempo, o que permitiria um retorno entre o fim de agosto e o início de setembro.