oGol.com.br
·02 de outubro de 2025
Qarabag, a surpresa entre os 'gigantes' da Champions

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·02 de outubro de 2025
Ao abrir a tabela da UEFA Champions League 25/26, você verá na liderança do torneio, empatados com duas vitórias em dois jogos, Bayern München, Real Madrid, PSG, Internazionale, Arsenal e... Qarabag. Sim, o clube do Azerbaijão é a grande surpresa desse início de competição europeia e, logo em sua segunda participação na primeira fase, surpreende a Europa e o mundo todo se colocando entre os gigantes do torneio.
Campeão da Premyer Liqasi, campeonato nacional do Azerbaijão, na temporada passada, o clube garantiu a vaga na fase preliminar da Champions League, a qual participou 11 vezes ao todo. Pela segunda vez na história, depois de 2017/18, superou os playoffs e avançou para a fase principal. E, dessa vez, vem fazendo bonito.
A trajetória do Qarabag começou na segunda eliminatória da fase preliminar. O clube azeri passou por Shelbourne, da Irlanda, KF Shkendija 79, da Macedônia do Norte, e Ferencváros, da Hungria, para garantir sua vaga entre as 36 equipes que disputam a fase de liga.
Apesar de não estar nadando de braçadas no campeonato nacional, atualmente apenas na quinta colocação (de um torneio ainda no início, é verdade), os azeris escrevem belas páginas na competição europeia. Depois de estrear vencendo o Benfica na Estádio da Luz por 3 a 2, o primeiro triunfo do país na fase principal da Champions, o Qarabag, nessa quarta-feira (01), bateu o FC Kobenhavn diante de sua torcida por 2 a 0.
Com os dois triunfos, o clube colocou o Azerbaijão como o 24º a vencer duas partidas na Liga dos Campeões, o primeiro desde que a Moldávia, com dois triunfos seguidos do Sheriff em 2021, fez o mesmo. Vale ressaltar, também, que eles são os únicos do Azerbaijão a jogar a fase de grupos da Champions League na história.
Em 17/18, o clube caiu no grupo de Roma, Chelsea e Atlético de Madrid, considerado o grupo da morte, e se despediu do torneio na quarta colocação, com dois pontos ganhos, dois empates contra os espanhóis.
Quando se olha a disparidade econômica entre os clubes, o destaque da atual temporada fica mais inusitado. O Qarabag gastou menos de um milhão de euros em sua janela de transferências para 25/26, sendo o segundo da fase de liga que menos investiu em reforços na janela do meio do ano, na frente apenas do Kairat, do Cazaquistão.
Tudo fica ainda mais impressionante quando levamos em conta a última temporada do clube. Apesar da conquista do campeonato nacional, o Qarabag ficou na última colocação da Liga Europa, a 36ª, com sete derrotas e uma vitória nas oito partidas da fase de liga. Uma reviravolta e tanto...
Como em todo lugar do mundo, os brasileiros também estão presentes no Azerbaijão. E eles estão na história do Qarabag. Dentre todos, nomes como o do ponta Pedro Henrique, ex-Corinthians e hoje no Ceará, e o do centroavante Juninho Vieira, atualmente jogador do Flamengo, chamam mais a atenção.
Richard Almeida e Reynaldo Silva também escreveram uma história bonita no Qarabag. O destaque de Richard foi tamanho que o atacante se naturalizou azeri e fez 31 jogos pela seleção. Reynaldo foi artilheiro da liga em 2013/14, em temporada de 29 gols.
Na atual temporada, são quatro brasileiros no elenco do Qarabag: os laterais direitos Dani Bolt e Matheus Silva, o volante Pedro Bicalho e o meia atacante Kady Borges estão à disposição do treinador Gurban Gurbanov no elenco. Matheus, Pedro e Kady, por exemplo, jogaram os 90 minutos nos triunfos contra Benfica e Kobenhavn.
Espera-se que a campanha do Qarabag não passe da fase de liga, por toda a disparidade técnica e econômica. Mas uma coisa é fato, o caminho para sonhar está liberado. E quem sabe o improvável aconteça...
Ao vivo