Stats Perform
·22 de março de 2021
In partnership with
Yahoo sportsStats Perform
·22 de março de 2021
Com o agravamento da Covid-19 o país, medidas para evitar o avanço do coronavírus foram tomadas por diversos governantes afetando, inclusive, o futebol. Em alguns estados, a prática esportiva coletiva está proibida, o que impede a realização de partidas dos Campeonatos Estaduais.
Os casos de maior repercussão foram as paralisações do Paulistão e do Mineiro. A Federação Paulista de Futebol (FPF) até tentou manter o calendário do torneio em outro estado, mas não teve sucesso nas negociações e a disputa dos jogos segue suspensa.
Confira a situação de cada um dos Campeonatos Estaduais.
A disputa no Acre tinha data inicial prevista para o dia 7 de março. No entanto, o governo local proibiu a realização de jogos e até treinos de futebol. A Federação Acreana de Futebol adiou o início do campeonato, mas não estabeleceu uma nova data. Dois clubes, Galvez e Rio Branco, anunciaram a desistência da competição alegando que não têm como manter os jogadores e funcionários.
A primeira fase do Estadual em Alagoas segue normalmente. O campeonato está na quinta rodada.
O torneio está previsto para ter início apenas no segundo semestre de 2021.
No estado com maior porcentagem de vacinados no país o futebol não parou. O Estadual está na terceira rodada.
Na sexta rodada da primeira fase, o Baianão segue sua disputa normalmente.
Suspenso desde 12 de março, o Candangão 2021 já tem uma data para recomeçar. Após o decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) liberando a prática esportiva a partir de 29 de março, a FFDF programou o retorno da competição para o dia 30, com a retomada da terceira rodada.
Após as medidas restritivas impostas pelo governador Renato Casagrande (PSB), em combate ao avanço da pandemia da Covid-19 no Espírito Santo, o campeonato local foi paralisado entre os dia 18 e 31 de março. Durante este período, estão liberados os treinos das equipes.
O principal torneio do Rio de Janeiro segue normalmente. Inclusive, há um clássico marcado para esta quarta-feira (24) entre Botafogo e Flamengo no Estádio Nilton Santos. O líder da competição é o Volta Redonda, com 10 pontos em quatro jogos.
O Estadual de Santa Catarina foi paralisado por 15 dias entre 4 e 19 de março. Um dia depois do fim deste período, o campeonato foi retomado com a realização da quarta rodada. A Chapecoense está invicta e 100% no torneio após os quatro jogos.
Com restrições impostas pelo governador Camilo Santana (PT) para tentar conter o avanço da pandemia no Ceará, o Estadual foi paralisado após apenas uma rodada e deverá seguir assim, pelo menos, até o dia 28. Curiosamente, as partidas da Copa do Nordeste e Copa do Brasil acontecem normalmente. Inclusive, Ceará e Fortaleza, as duas principais equipes do estado, duelaram no Castelão neste sábado (20) pelo torneio regional.
Embora o futebol no Rio Grande do Sul siga acontecendo, as partidas estão liberadas apenas após às 20h (horário local). A medida é uma tentativa de impedir aglomerações de torcedores para assistir aos jogos.
O torneio foi paralisado no dia 17 de março, mas já tem uma previsão para ser retomado: dia 31 de março, com a partida entre Goiás x Jaraguá-GO, válido pela quinta rodada.
Não houve paralisação do principal campeonato do Maranhão, que está na quinta rodada da primeira fase.
Com o Cuiabá, time de Série A em 2021, invicto e com 100% de aproveitamento, o torneio segue em disputa normalmente.
Após a conclusão da quinta rodada neste domingo (21), o futebol mineiro foi paralisado. Ainda não há uma data certa para o retorno, mas nesta segunda-feira (22), a Federação Mineira de Futebol (FMF) se reunirá com o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, para pedir a retomada da competição no dia 31 de março.
O torneio foi suspenso a partir desta segunda-feira (22) e ainda não há uma previsão de retorno.
Previsto para começar no dia 17 de março, o Estadual da Paraíba teve seu início adiado para 31 do mesmo mês.
Não há uma previsão para que o Estadual do Paraná seja retomado em sua totalidade. Partidas e treinos em Curitiba, capital do estado, estão proibidos, assim como em outras importantes cidades como Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa. Outros municípios como Londrina e Cascavel estão liberados para receber partidas de futebol e a FPF está adiantando alguns jogos das equipes da região para que os clubes não fiquem com muitas partidas pendentes.
O Paulistão foi suspenso por 15 dias no Estado de São Paulo até 30 de março após decisão do governador João Dória (PSDB). A FPF tentou levar as partidas para outro estado, mas não teve sucesso. O jogo São Bento x Palmeiras até chegou a ser confirmado para Belo Horizonte, mas logo sua realização foi proibída. Não há uma data certa para a retomada dos jogos, mas os clubes estão liberados para treinos. O Santos deve procurar um novo local para seus trabalhos pois a Baixada Santista entra em lockdown a partir de terça-feira (22).
O torneio segue normalmente com a disputa da terceira rodada.
Na quinta rodada, a disputa do Estadual do Piauí não foi interrompida.
A Federação Norte-rio-grandense de Futebol seguiu determinação do governo do estado, que estabeleceu em decreto medidas mais rígidas de isolamento a partir deste sábado (20) até o dia 2 de abril em todo o Rio Grande do Norte, e suspendeu a competição.
Na manhã desta segunda-feira (22), a FFER confirmou o adiamento do início do Estadual, previsto anteriormente para o dia 28 de março. A nova data de início do torneio está indefinida. O motivo da alteração foi a impossibilidade de realização das partidas após decreto do governo do estado.
O início do torneio está previsto para acontecer apenas no dia 1º de maio de 2021.
Com o torneio já na quinta rodada, as partidas de futebol seguem normalmente em Sergipe.
Não houve paralisação no principal campeonato do Mato Grosso do sul, que está na quinta rodada da primeira fase.
O torneio no Tocantis foi suspenso em 17 de março por 14 dias para evitar o agravamento da pandemia no estado. As partidas serão retomadas no dia 1º de abril, como anunciou a FTF.