Quantos títulos da Libertadores tem o Palmeiras? Relembre histórico | OneFootball

Quantos títulos da Libertadores tem o Palmeiras? Relembre histórico | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·24 de abril de 2025

Quantos títulos da Libertadores tem o Palmeiras? Relembre histórico

Imagem do artigo:Quantos títulos da Libertadores tem o Palmeiras? Relembre histórico

O Palmeiras é um dos times mais vitoriosos e respeitados do país. O Alviverde é de forma isolada o clube com mais títulos da história do Brasileirão, com 12 conquistas.

Além disso, o time paulista está empatado com outros cinco clubes como os brasileiros com mais títulos na história da Libertadores, com três no total. Sendo assim, ganhar a glória eterna este ano significa ser o primeiro tetracampeão do país no torneio.


Vídeos OneFootball


Histórico de títulos do Palmeiras em Libertadores

1999

Único título que faltava para o clube, o Palmeiras conseguiu vencer sua primeira conquista de Libertadores em 1999. A trajetória começou no grupo 3, ao lado de Corinthians, Cerro Porteño e Olímpia. À época, com o regulamento diferente, as chaves eram formadas por times do mesmo país.

Na fase grupos, o Verdão garantiu a classificação na última rodada, em vitória contra o Cerro. Sendo assim, passou em segundo, com 10 pontos, dois a menos que o Corinthians. Nas oitavas, a equipe cruzou com o Vasco, campeão da edição anterior. Na ida, empate de 1 x 1 no Palestra Itália, mas, na volta, o Palmeiras venceu por 4 x 2 no Rio de Janeiro e avançou.

Nas quartas de final, o oponente foi o Corinthians. Com 2 x 0 para cada lado nas partidas, a vaga precisou ser decidida nos pênaltis. Foi aí que brilhou a estrela de São Marcos, que defendeu a cobrança de Vampeta e garantiu a classificação para enfrentar o River Plate.

Na semi, o Palmeiras perdeu na Argentina por 1 x 0 mas contou com um show do jovem Alex para vencer por 3 x 0 no Palestra Itália e voltar a uma final de Libertadores depois de 31 anos. Na decisão, o adversário foi o Deportivo Cali-COL. Com muita emoção, o título foi vencido nos pênaltis.

Zinho errou a primeira cobrança mas Junior Baiano, Roque Junior e Rogério fizeram. Pelo lados dos colombianos, Bedoya e Zapata desperdiçaram a quarta e a quinta cobrança e o Verdão garantiu seu primeiro título de Libertadores.

Imagem do artigo:Quantos títulos da Libertadores tem o Palmeiras? Relembre histórico

Campeões da Libertadores de 1999 foram homenageados pelo Palmeiras – Foto: Vilmar Bannach / Alamy Stock Photo

2020

21 anos depois, o Alviverde conquistou a glória eterna de novo, dessa vez em final única, no estádio do Maracanã, durante a pandemia do coronavirus. Na fase de grupos, a equipe teve pela frente o Tigre-ARG, Guaraní-PAR e o Bolívar-BOL. De forma tranquila, o Palmeiras avançou com 16 pontos (cinco vitórias e um empate).

Nas oitavas, o adversário foi o Delfin-EQU. Duas vitórias, com direito a goleada de 5 x 0 na volta, fez o clube avançar para encarar o Libertad-PAR nas quartas. Contra os paraguaios, o Verdão empatou fora e venceu em casa para enfrentar o River Plate novamente na semifinal.

Com atuação espetacular, o time de Abel Ferreira ganhou em Buenos Aires por 3 x 0. Na volta, o River martelou e se aproximou do placar, no entanto, com partida gigantesca de Weverton, o clube perdeu por 2 x 0 mas o resultado foi suficiente para voltar à final do torneio.

Dessa vez, o rival na decisão foi o Santos. Sem poder contar com a torcida no Maracanã, o Palmeiras venceu por 1 x 0, gol de Breno Lopes aos 44 minutos da etapa final e garantiu o segundo título da Libertadores em sua galeria.

Imagem do artigo:Quantos títulos da Libertadores tem o Palmeiras? Relembre histórico

Foto: Leco Viana/Alamy Stock Photo

2021

O clube iniciou a competição com o objetivo de defender o título. Universitario-PER, Independiente del Valle e Defensa y Justicia foram os adversários da primeira fase. Um novo domínio na chave fez o Verdão passar com 15 pontos.

Diante da Universidad Católica-CHI, nas oitavas, o Palmeiras venceu as duas partidas por 1 x 0 e teve pela frente o clássico com o São Paulo, nas quartas de final. Com empate de 1 x 1 no Morumbi e uma atuação de gala no Allianz Parque na segunda partida (3 x 0), o clube garantiu novamente a classificação para as semifinais da Libertadores.

Imagem do artigo:Quantos títulos da Libertadores tem o Palmeiras? Relembre histórico

Momento em que Deyverson se aproveita do erro de Andreas Pereira na final da Libertadores de 2021 – Foto: Ettore Chiereguini/Alamy Stock Photo

Para chegar a decisão, o Verdão precisou passar pelo elenco estrelado do Atlético-MG, que viria a ser campeão Brasileiro e da Copa do Brasil naquele ano. Na ida, as equipes empataram em 0 x 0. O confronto de volta ocorreu no Mineirão e, graças a uma grande jogada de Gabriel Veron e gol de Dudu, o Palmeiras empatou em 1 x 1 e carimbou a vaga na final.

No terceiro título de Libertadores, o adversário do Palmeiras na decisão foi o Flamengo. Em duelo equilibrado, os times ficaram no 1 x 1, gols de Raphael Veiga e Gabigol no tempo normal. Na prorrogação brilhou a estrela de Deyverson, que se aproveitou de um escorregão de Andreas Pereira e fez o gol que garantiu o tri do Alviverde no torneio continental.

Saiba mais sobre o veículo