
Central do Timão
·13 de setembro de 2025
Quarta semifinal seguida no Corinthians na Copa do Brasil consolida eficiência em jogos eliminatórios em 2025

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·13 de setembro de 2025
A classificação do Corinthians para as semifinais da Copa do Brasil nesta quarta-feira, 10, após vencer o Athletico-PR na Neo Química Arena por 2 x 0 no jogo de volta da disputa, fechando o placar agregado em 3 x 0, rendeu também ao clube a consolidação de algumas marcas importante para o Time do Povo, seja na atual temporada, seja na história de suas participações na Copa do Brasil.
Em relação ao torneio nacional, a conquista tem relação com a nova ida do Timão às semifinais, já que trata-se do quarto ano seguido em que esta fase é atingida pelo Corinthians na copa nacional. Em 2022, a campanha terminou apenas na final, quando o time acabou superado pelo Flamengo. Já nos anos seguintes, o time não conseguiu chegar à decisão, parando no São Paulo em 2023 e novamente no Flamengo em 2024.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Outro ponto relevante sobre o feito corinthiano é que será a 11ª semifinal de Copa do Brasil disputada pela equipe na história. Trata-se do quarto maior número dentre todos os participantes da competição, atrás apenas do Flamengo, que chegou em 17 semifinais, do Grêmio, que chegou nesta fase 16 vezes, e do Cruzeiro, que atingiu a 12ª semifinal na atual temporada – disputará a vaga na final contra o Timão, inclusive.
Além disso, a boa campanha na Copa do Brasil reforçou o ótimo desempenho do Corinthians em partidas eliminatórias em 2025. Ao todo, o time disputou oito confrontos de mata-mata, contando aqueles em formato de jogo único e de ida e volta, vencendo sete – a única eliminação aconteceu ainda em fevereiro, contra o Barcelona-EQU, pela 3ª rodada da fase de classificação da Copa Libertadores.
Já as sete classificações renderam, além da ida à semifinal do torneio nacional, também o título paulista, após o Alvinegro superar Mirassol, Santos e Palmeiras. No total, o Corinthians disputou 14 partidas eliminatórias na temporada, obtendo impressionantes 11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, marcando ainda 19 gols e sofrendo somente sete. O último destes gols sofridos, aliás, ocorreu há mais de meses, em 9 de março, marcado pelo Santos na semifinal do Paulistão.
O aproveitamento em pontos neste recorte da temporada é extremamente positivo: 83,3%. Para efeito de comparação, o Corinthians disputou outros 40 jogos no ano, sendo 22 pelo Brasileirão (pontos corridos) e 18 pelo Paulistão e Sul-Americana (fases de grupos). O desempenho registrado, porém, foi bem inferior: 16 vitórias, 13 empates e 11 derrotas, marcando 48 gols e sofrendo 46. Um aproveitamento de apenas 50,8%.
Confira os 14 jogos eliminatórios disputados pelo Corinthians em 2025:
Universidad Central-VEN 1 x 1 Corinthians – Copa Libertadores (2ª Fase)Corinthians 3 x 2 Universidad Central-VEN – Copa Libertadores (2ª Fase)Corinthians 2 x 0 Mirassol – Campeonato Paulista (Quartas de Final)Barcelona-EQU 3 x 0 Corinthians – Copa Libertadores (3ª Fase)Corinthians 2 x 1 Santos – Campeonato Paulista (Semifinal)Corinthians 2 x 0 Barcelona-EQU – Copa Libertadores (3ª Fase)Palmeiras 0 x 1 Corinthians – Campeonato Paulista (Final)Corinthians 0 x 0 Palmeiras – Campeonato Paulista (Final)Novorizontino 0 x 1 Corinthians – Copa do Brasil (3ª Fase)Corinthians 1 x 0 Novorizontino – Copa do Brasil (3ª Fase)Corinthians 1 x 0 Palmeiras – Copa do Brasil (Oitavas de Final)Palmeiras 0 x 2 Corinthians – Copa do Brasil (Oitavas de Final)Athletico-PR 0 x 1 Corinthians – Copa do Brasil (Quartas de Final)Corinthians 2 x 0 Athletico-PR – Copa do Brasil (Quartas de Final)
Veja Mais:
Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50