Nosso Palestra
·21 de setembro de 2026
Quem deixa o Palmeiras durante a Data Fifa? Veja convocados e impacto nos treinos

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·21 de setembro de 2026

O Palmeiras terá oito jogadores fora da Academia de Futebol durante a Data Fifa de setembro e outubro. Ramón Sosa, Maurício e Gustavo Gómez defenderão o Paraguai; Jhon Arias foi chamado pela Colômbia; Piquerez e Emiliano representarão o Uruguai; enquanto Agustín Giay e Flaco López foram convocados pela Argentina.
A janela internacional será mais extensa que o habitual, com compromissos entre o fim de setembro e o início de outubro. A comissão técnica palmeirense terá, portanto, pouco mais de duas semanas sem contar com parte importante do elenco. O auxiliar João Martins já destacou que a pausa será aproveitada para recuperação física e mental, mas reconheceu a dificuldade de trabalhar sem o grupo completo.
O Paraguai é a seleção que mais terá representantes do Verdão. Gustavo Gómez, Maurício e Ramón Sosa foram chamados por Gustavo Alfaro para dois amistosos nos Estados Unidos.
A Albirroja enfrenta a Bolívia no dia 27 de setembro, no Audi Field, em Washington, e depois encara a Colômbia em 2 de outubro, no Sports Illustrated Stadium, em Nova Jersey.
A convocação mantém a presença de Gómez, capitão do Palmeiras, ao lado de Sosa e Maurício, que já havia estreado pela seleção paraguaia neste ciclo.
Jhon Arias também terá uma Data Fifa movimentada. O meia-atacante está na lista de Néstor Lorenzo para uma sequência de três amistosos.
A Colômbia encara:
O confronto contra o Paraguai ainda pode colocar Arias frente a frente com os três companheiros de Palmeiras convocados pela Albirroja.
Joaquín Piquerez e Emiliano Martínez são os representantes palmeirenses na convocação final do Uruguai. Diego Forlán chamou o lateral para sua primeira janela à frente da Celeste.
O calendário uruguaio será pesado, especialmente pela logística:
Além dos jogos, Piquerez e Emiliano terão uma sequência significativa de viagens entre Japão, Coreia do Sul e Índia antes de retornar ao Brasil.
A Argentina terá Agustín Giay e Flaco López entre os convocados de Lionel Scaloni.
A dupla foi chamada para três amistosos:
Flaco esteve na Copa do Mundo de 2026 e participou de dois jogos pela Albiceleste. Giay, por sua vez, integrou o grupo de preparação para o Mundial, mas não disputou a competição.
O último compromisso também terá um significado especial para a seleção argentina: Lionel Messi foi convocado para participar de sua despedida oficial da equipe nacional, diante do Benin.
Com as convocações, sete atletas do elenco profissional deixarão a Academia.
O número chama atenção porque atinge diferentes setores do time. Gómez e Piquerez são peças defensivas importantes, enquanto Giay vive momento de retomada de espaço na equipe. No setor ofensivo, Flaco López, Sosa, Maurício e Arias também estarão ausentes durante boa parte do período de treinamentos.
Além disso, a situação exige atenção da comissão técnica pelo desgaste provocado pelas viagens internacionais, principalmente no caso de Piquerez e Arias, que terão compromissos em diferentes continentes e longos deslocamentos.
João Martins afirmou que o Palmeiras pretende utilizar a pausa para recuperar os jogadores que permanecerem no clube e, posteriormente, voltar a trabalhar fundamentos considerados essenciais pela comissão.
O Palmeiras só volta a campo pelo Brasileirão em 8 de outubro, contra o Bahia, após o encerramento da Data Fifa.















