Stats Perform
·14 de novembro de 2020
In partnership with
Yahoo sportsStats Perform
·14 de novembro de 2020
Depois de apresentar Erling Haaland ao mundo do futebol, o RB Salzburg parece ter mais uma grande jóia em seu elenco: Dominik Szoboszlai, de apenas 20 anos, que já desperta interesse em vários gigantes do futebol europeu.
Comparado a ninguém menos que Cristiano Ronaldo, o jovem foi um dos principais nomes na classificação da Hungria para a Eurocopa 2020. Após marcar um belo gol contra a Turquia, Szoboszlai voltou a decidir, desta vez contra a Islândia, com um gol aos 47 minutos do segundo tempo, garantido a vitória de virada de sua seleção e a classificação para a Euro 2020.
Apesar da pouca idade, o húngaro já foi especulado como possível reforço de diversos times, como Bayern de Munique e Juventus. Porém, por interesses da Red Bull, a jovem promessa pode se transferir primeiro ao RB Leipzig, antes que uma grande venda seja feita. Mesmo assim, o Arsenal é um dos principais interessados em Szoboszlai, que também já é observado de perto pelo Real Madrid, de acorodo com o jornal As.
“Há muita especulação [sobre meu futuro]. Claro, é uma grande honra estar ligado a clubes gigantes como Juventus, Bayern ou Arsenal, mas nesta fase da minha carreira, me concentro apenas em minhas funções e no meu desenvolvimento no Salzburg", comentou o jovem em entrevista exclusiva à Goal.
Depois de jogar nas categorias de base de vários clubes da Hungria, Szoboszlai foi à Áustria, em 2016, para se juntar ao RB Salzburg. Então, em janeiro de 2018, assinou seu primeiro contrato e, poucos meses depois, foi integrado ao elenco principal de seu novo time, com apenas 17 anos.
Na última temporada, Szoboszlai se estabeleceu definitivamente como titular da equipe, que teve como vitrine a participação na fase de grupos da Liga dos Campeões. Embora os austríacos tenham terminado em terceiro no grupo E, atrás de Liverpool e Napoli, eles deixaram uma boa impressão. O camisa 10 começou cinco dos seis jogos e marcou na vitória por 6 a 2 diante do Genk.
Além disso, ainda em 2019-20, ele foi peça fundamental para sua equipe nas conquistas da Bundesliga e da Copa da Áustria. No total, ele disputou 40 partidas por todas as competições, nas quais marcou 12 gols e deu 18 assistências, sendo eleito como o melhor jogador da temporada austríaca.
Com o bom desempenho, o meia-atacante versátil e com chutes poderosos de fora da área, despertou interesse de gigantes como PSG, Milan, Lazio, Napoli, Chelsea e Arsenal. Apesar disso, ele preferiu seguir no Salzburg e disputar mais uma Liga dos Campeões com o clube. “Falei com a minha família e com o meu empresário e decidi ficar em Salzburgo. Gosto da ideia de jogar mais uma vez a Champions League ”, explicou o jogador na temporada passada.
Agora, depois de ser decisivo para a classificação da Hungria para a Eurocopa, Szoboszlai retomou os holofotes do futebol europeu. Além do Arsenal, que segue como um dos maiores interessados na jovem promessa, o Real Madrid também está monitorando sua situação, segundo o jornal As, da Espanha.
O interesse merengue poderia fazer com que sua ida ao RB Leipzig seja interrompida. Mesmo assim, parece apenas uma questão de tempo para que o jovem húngaro complete uma transferência para algum gigante da Europa, assim como aconteceu com Erling Haaland.