Racing pode sofrer dura punição da Conmebol por festa da torcida contra Flamengo | OneFootball

Racing pode sofrer dura punição da Conmebol por festa da torcida contra Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·30 de outubro de 2025

Racing pode sofrer dura punição da Conmebol por festa da torcida contra Flamengo

Imagem do artigo:Racing pode sofrer dura punição da Conmebol por festa da torcida contra Flamengo

A festa da torcida do Racing no El Cilindro, antes do duelo contra o Flamengo, na última quarta-feira (29), pela semifinal da Libertadores, pode custar caro ao clube argentino. A entidade máxima do futebol sul-americano iniciou uma investigação sobre o caso e, com base em precedentes recentes, uma sanção severa é aguardada.

O centro da investigação é o uso massivo de sinalizadores e fogos de artifício, uma prática expressamente proibida pelos regulamentos de segurança da Conmebol. Segundo informações da "ESPN", a confederação vai abrir um procedimento disciplinar que pode resultar em multas pesadas e até perda de mando de campo para os argentinos.


Vídeos OneFootball


Técnico do Racing incentivou festa e ignorou multas

Dias antes da partida decisiva contra o Flamengo, o treinador do Racing, Gustavo Costas, convocou publicamente a torcida para uma festa histórica, pedindo que ignorassem as possíveis consequências financeiras.

"Não importa se a Conmebol cobrar uma multa de milhões. A gente recupera depois. Eu não dou a mínima. Vamos com tudo, botar o estádio abaixo", declarou Costas, em fala que circulou intensamente antes do jogo.

A declaração do técnico pode ser interpretada pela unidade disciplinar da Conmebol como um incentivo direto à infração das regras, aumentando a responsabilidade do clube sobre os atos da torcida.

Histórico de punições severas

O Racing não seria o primeiro a sofrer duramente por festas com pirotecnia em fases agudas da Libertadores. O histórico recente da Conmebol mostra pouca tolerância.

Em 2024, o River Plate enfrentou punições por uma recepção similar na semifinal contra o Atlético-MG. Na ocasião, o clube "Millonario":

No mesmo ano, o Peñarol sofreu uma sanção ainda mais pesada após uma festa contra o Botafogo, também pela semifinal. O clube uruguaio foi multado em US$ 263 mil (R$ 1,4 milhão) e foi obrigado a jogar três partidas sem público.

A expectativa é que o Racing enfrente um cenário parecido, com a Conmebol devendo anunciar a decisão nas próximas semanas. Já o Flamengo, classificado à final da Libertadores, foca no Brasileirão até a decisão no dia 29 de novembro.

Saiba mais sobre o veículo