Glorioso 1904
·16 de fevereiro de 2026
Rafa Silva ainda agora chegou ao Benfica e já trocou as voltas

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·16 de fevereiro de 2026

Titular nos últimos dois jogos (Alverca e Santa Clara), Rafa Silva já "mudou" a forma de jogar do Benfica. O antigo internacional português colocou a equipa de José Mourinho a praticar um futebol distinto do que jogava com Georgiy Sudakov.
Os dados do site "GoalPoint" mostram que o avançado de 32 anos começa a levar a equipa encarnada às costas, com as suas arrancadas pelo tapete verde. Trata-se de um estilo de atacar bem diferente do que do internacional ucraniano.
Contratado ao Besiktas em janeiro, Rafa já marca a diferença nas conduções progressivas (soma 4, em 7), tendo perdido a bola apenas uma vez. Explicando, conduções progressivas são acelerações com bola que aproximam as águias das balizas adversárias em mais de 25 por cento da distância de partida.
Sudakov é mais de distribuir, como indicam os dados da Opta. Com uma eficácia de passe de 82,33 por cento, o internacional ucraniano é o segundo jogador do Benfica que mais oportunidades de golo cria na Liga Portugal Betclic, com 35, apenas superado por Fredrik Aursnes, que regista 38.
Esta temporada, com a camisola do Besiktas e Benfica, Rafa Silva - avaliado em 5 milhões de euros - realizou 20 jogos oficiais: Quatro na Liga Portugal, 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.572 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.









































