Rafael Guanaes agradece Filipe Luís e revela inspirações, de Guardiola a Bernardinho | OneFootball

Rafael Guanaes agradece Filipe Luís e revela inspirações, de Guardiola a Bernardinho | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·05 de dezembro de 2025

Rafael Guanaes agradece Filipe Luís e revela inspirações, de Guardiola a Bernardinho

Imagem do artigo:Rafael Guanaes agradece Filipe Luís e revela inspirações, de Guardiola a Bernardinho

Rafael Guanaes tem neste sábado o último compromisso com o Mirassol no Brasileirão 2025. Guanaes encerra o ano com o rótulo de "técnico sensação", após colocar a pequena equipe do interior paulista na quarta colocação, logo em sua primeira participação na elite do futebol brasileiro. 

O comandante do Mirassol foi alvo de elogios do técnico Filipe Luís na coletiva após a conquista do título, na última quarta-feira. Após ter seu trabalho classificado como "impossível de copiar", Guanaes agradeceu as palavras do treinador rubro-negro, e aprofundou a conversa sobre a classe dos treinadores. 


Vídeos OneFootball


"É um elogio gigante do campeão brasileiro, né? Então, e aí mostra também a grandeza do Felipe que poderia se colocar nesse patamar superior e ele prefere exaltar um companheiro de profissão. E aí vale a pena que nós como treinadores brasileiros, estrangeiros. Ele também falou de não ter passaporte. A gente conseguir ter uma uma clareza e uma facilidade melhor para falar um do outro, principalmente em relação à classe de uma forma geral, que a gente já toma muita pancada de muitos, externamente falando. Então, a classe poderia também, além de eticamente e moralmente, podia ter mais respeito e consideração", disse Guanaes. 

"Então, agradeço demais o Felipe, é um elogio muito grande. Eu posso devolver o elogio para ele, porque ele é o campeão brasileiro e apesar de ter o maior aporte do Brasil, eu falei isso para ele também, tem muita tática ali, muita estratégia, muita gestão, muito estudo. Então é uma equipe que tem muitos times bons no Brasil ou excelentes e nem todos conseguiram fazer o que o Flamengo fez. Então merece e a recíproca é verdadeira, né, em relação à aquilo que ele que ele que ele falou", completou. 

No sábado, às 18h30 (de Brasília), o Mirassol vai encontrar o Flamengo na última rodada, no Maião, mas Filipe Luís não estará presente, já que vai viajar com a equipe para o Catar, para a disputa da Copa Intercontinental, sendo que o Rubro-Negro será representado por uma equipe alternativa. No confronto do primeiro turno, no Maracanã, Guanaes não dividiu a lateral do campo com Filipe Luís, já que estava suspenso e teve Ivan Baitello em seu lugar.

Inspirações são várias

Se Filipe Luís falou sobre suas inspirações na hora de montar o time do Flamengo, o comandante do Mirassol também respondeu sobre os treinadores que observa e tenta absorver algum conhecimento, alguma inspiração para seguir com seu trabalho. 

"No começo foi muito o Pep (Guardiola), né? O Pep Guardiola sempre foi um cara que, o Barcelona de 2009, se eu não me engano, é um time que sempre me chamou muita atenção. Mas gosto muito, por exemplo, do Simeone, que não tem nada a ver com o Guardiola, mas é animicamente a agressividade das equipes do Simeone. Agressividade no bom sentido, né, na intensidade. É a forma como se entregam para o objetivo, como se conectam como equipe. Podemos pensar no Liverpool do (Jurgen) Klopp. A seleção, o Tite. Vários momentos o Tite também conseguiu transmitir muita coisa boa", disse Guanaes, que não se resumiu aos campos de futebol, nem ao futebol moderno.

"Bernardinho do vôlei, Phil Jackson no basquete. Carlo Ancelotti em relação à gestão, aspectos humanos. Dá para tirar sempre referências. Fernando Diniz no jogo aposicional. Tem muita gente boa, tem muita gente boa. Muita referência. Arrigo Sacchi lá atrás. Tele Santana. Muitos profissionais que fizeram grandes trabalhos e trouxeram muita contribuição pro futebol brasileiro e mundial de uma forma geral. Isso conceitualmente depende muito daquilo que que a gente vai buscar para nos alimentar também", concluiu.

Saiba mais sobre o veículo