Rafael Menin fala de novo aporte necessário na SAF e avalia ano “abaixo do esperado” | OneFootball

Rafael Menin fala de novo aporte necessário na SAF e avalia ano “abaixo do esperado” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Deus me Dibre

Deus me Dibre

·10 de dezembro de 2025

Rafael Menin fala de novo aporte necessário na SAF e avalia ano “abaixo do esperado”

Imagem do artigo:Rafael Menin fala de novo aporte necessário na SAF e avalia ano “abaixo do esperado”

Durante a apresentação de Pedro Daniel como novo CEO do Atlético, nesta quarta-feira (10), o investidor da SAF do clube, Rafael Menin, falou abertamente sobre o momento financeiro do Galo, a necessidade de um novo aporte e o cenário atual do futebol brasileiro. Menin também fez um balanço do ano alvinegro e comentou o envolvimento da família no projeto.

O empresário iniciou sua fala reconhecendo que 2025 ficou longe das ambições do clube.


Vídeos OneFootball


Não chegou ao fim para quem está no dia a dia, pois tem muito trabalho pela frente. Mas, realmente, foi um ano abaixo do que a gente esperava. Um ano mais confuso que os outros cinco anos nos quais a gente está trabalhando nesse projeto tão desafiador, que é estar à frente dessa instituição

Situação financeira e novo aporte

Menin reforçou que, apesar da SAF ter melhorado o balanço do Atlético, o clube ainda vive um quadro sensível — o que exigirá um novo aporte financeiro:

Todos sabem que a gente ainda tem um balanço, uma situação financeira delicada, que foi melhorada após a SAF, e a gente vem trabalhando ao longo desse ano, incansavelmente, para fazer um novo movimento, e parte desse processo, a gente avançou com a cláusula de diluição da associação, porque esse era um empecilho para a gente fazer um novo movimento.

A declaração confirma que a SAF prepara uma nova rodada de investimento para melhorar a saúde financeira do clube e tentar manter o time competitivo, honrando os compromissos financeiros.

Cenário brasileiro ainda desfavorável e envolvimento familiar

Ao comentar o ambiente para investimentos no futebol nacional, Menin apontou obstáculos que tornam o mercado menos atrativo.

O Brasil continua sendo um contexto não tão, não diria atrativo, mas com um rol de investidores menor, por não termos uma liga estruturada, agora está chegando o Fair Play, que será um movimento importante. Ainda é um cenário não trivial para a atração de investidores para entrar no futebol brasileiro.

Menin também destacou o papel da família no processo de reconstrução e profissionalização do Atlético, desde antes da criação da SAF: “A família (Menin) muito envolvida nesse processo. Falamos muitas vezes do tamanho da nossa participação, que começa com a doação do terreno do estádio. Antes da SAF, falamos também que a família, antes de poder ter SAF, colocamos nesse Clube uma quantia relevante de dinheiro, sem correção. Sempre olhando com carinho para esse clube, querendo construir um legado”.

Saiba mais sobre o veículo