Rafael vai na contramão do elenco e vive ascensão em meio à crise no São Paulo | OneFootball

Rafael vai na contramão do elenco e vive ascensão em meio à crise no São Paulo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·22 de outubro de 2025

Rafael vai na contramão do elenco e vive ascensão em meio à crise no São Paulo

Imagem do artigo:Rafael vai na contramão do elenco e vive ascensão em meio à crise no São Paulo

Rafael vive momento de ascensão nesta reta final de temporada, indo na contramão do elenco do São Paulo, que amarga uma ampla crise após a eliminação nas quartas de final da Copa Libertadores.

O goleiro tricolor vem protagonizando uma série de defesas difíceis nos últimos compromissos de sua equipe. O São Paulo segue perdendo e caindo na tabela do Brasileirão, entretanto, o estrago poderia ser ainda maior se Rafael não estivesse debaixo das traves.


Vídeos OneFootball


De acordo com o sofascore, entre os goleiros que mais evitaram gols no Campeonato Brasileiro, Rafael é o quarto, com uma média de 7.51 defesas por jogo, atrás apenas de Rossi (8.79), do Flamengo, Tiago Volpi (9.77), do Grêmio, e Walter (11.25), do Mirrassol.

Rafael, inclusive, chegou a protagonizar defesas praticamente idênticas nos últimos dois jogos do São Paulo, contra Grêmio e Mirassol, ambos fora de casa.

Contra o Grêmio, Pavón fez o cruzamento rasteiro para Cristian Oliveira, que bateu de primeira na entrada da pequena área, parando em Rafael. Já contra o Mirassol, o goleiro são-paulino fez a mesma coisa ao ficar cara a cara com Renato Marques, evitando que a elástica vitória do adversário se transformasse em goleada.

Aos 36 anos, Rafael já manifestou diversas vezes seu desejo de se aposentar no São Paulo. O goleiro conseguiu lidar bem com a pressão e se tornou o mais bem-sucedido que passou pelo clube desde a aposentadoria de Rogério Ceni, superando a desconfiança da torcida.

Enquanto Hernán Crespo quebra a cabeça para dar um jeito na sua equipe para voltar a pontuar no Brasileirão, Rafael, jogo após jogo, mostra que pelo menos com a meta são-paulina a comissão técnica não precisa se preocupar. Caso contrário, a briga do Tricolor poderia ser contra o rebaixamento.

Saiba mais sobre o veículo