
Gazeta Esportiva.com
·22 de outubro de 2025
Rafael vai na contramão do elenco e vive ascensão em meio à crise no São Paulo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·22 de outubro de 2025
Rafael vive momento de ascensão nesta reta final de temporada, indo na contramão do elenco do São Paulo, que amarga uma ampla crise após a eliminação nas quartas de final da Copa Libertadores.
O goleiro tricolor vem protagonizando uma série de defesas difíceis nos últimos compromissos de sua equipe. O São Paulo segue perdendo e caindo na tabela do Brasileirão, entretanto, o estrago poderia ser ainda maior se Rafael não estivesse debaixo das traves.
De acordo com o sofascore, entre os goleiros que mais evitaram gols no Campeonato Brasileiro, Rafael é o quarto, com uma média de 7.51 defesas por jogo, atrás apenas de Rossi (8.79), do Flamengo, Tiago Volpi (9.77), do Grêmio, e Walter (11.25), do Mirrassol.
Rafael, inclusive, chegou a protagonizar defesas praticamente idênticas nos últimos dois jogos do São Paulo, contra Grêmio e Mirassol, ambos fora de casa.
Contra o Grêmio, Pavón fez o cruzamento rasteiro para Cristian Oliveira, que bateu de primeira na entrada da pequena área, parando em Rafael. Já contra o Mirassol, o goleiro são-paulino fez a mesma coisa ao ficar cara a cara com Renato Marques, evitando que a elástica vitória do adversário se transformasse em goleada.
Aos 36 anos, Rafael já manifestou diversas vezes seu desejo de se aposentar no São Paulo. O goleiro conseguiu lidar bem com a pressão e se tornou o mais bem-sucedido que passou pelo clube desde a aposentadoria de Rogério Ceni, superando a desconfiança da torcida.
Enquanto Hernán Crespo quebra a cabeça para dar um jeito na sua equipe para voltar a pontuar no Brasileirão, Rafael, jogo após jogo, mostra que pelo menos com a meta são-paulina a comissão técnica não precisa se preocupar. Caso contrário, a briga do Tricolor poderia ser contra o rebaixamento.
Ao vivo
Ao vivo