AVANTE MEU TRICOLOR
·12 de agosto de 2026
Rafinha é denunciado no STJD após perder a linha e xingar árbitro no Sul em queda do São Paulo para o Grêmio

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·12 de agosto de 2026

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou Rafinha, executivo de futebol do São Paulo, por ofensas direcionadas ao árbitro André Luiz Policarpo Bento. O episódio ocorreu após a derrota da equipe paulista por 2 a 1 diante do Grêmio, em Porto Alegre (RS), pelo Campeonato Brasileiro, no último sábado (8).
Segundo o relato registrado na súmula oficial da partida, o dirigente tricolor abordou a equipe de arbitragem no túnel de acesso aos vestiários do estádio para contestar a não utilização do árbitro de vídeo (VAR) em um lance envolvendo o atacante Luciano. No documento, o árbitro relatou ter sido alvo de xingamentos por parte do executivo durante a abordagem.
“Pô, André. Você fez um grande jogo, deveria ter ido no VAR analisar o lance do Luciano. Tomar no c…, ca… Sou eu mesmo que estou falando, essa porra de VAR”, disse Rafinha de acordo com a súmula do juiz. Assista no vídeo abaixo.
Rafinha foi enquadrado no Artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição para quem “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”. Caso seja condenado, a pena pode variar de 15 a 180 dias de suspensão.
O julgamento do caso está agendado para esta quinta-feira (13), como informou inicialmente o portal Globo Esporte. Se a punição for confirmada pelo tribunal, o dirigente ficará impedido de acompanhar as delegações do São Paulo no exercício de suas funções oficiais nos estádios.
O próximo compromisso do Tricolor pelo Campeonato Brasileiro ocorre neste sábado, às 21h (de Brasília), contra o Coritiba, no Estádio do Morumbi.







































