Gazeta Esportiva.com
·27 de janeiro de 2026
Raio-x do Corinthians no Brasileirão: veja histórico, tabela e perspectivas para 2026

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·27 de janeiro de 2026

Mais uma temporada se inicia, e mais um Campeonato Brasileiro começa para o Corinthians. O Timão estreia no torneio nacional nesta quarta-feira, contra o Bahia, às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro. Pensando nisso, a Gazeta Esportiva traz um panorama das últimas participações do Timão, a tabela atual e as perspectivas para a edição de 2026.
O Corinthians está entre os cinco maiores campeões do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro paulista ocupa a quarta colocação no ranking, com sete títulos (1990, 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017), e fica atrás apenas de Palmeiras (12), Flamengo (nove) e Santos (oito).
O Timão, entretanto, vive um jejum de títulos na Série A do Brasileirão e não conquista a competição desde 2017, quando ainda era comandado pelo técnico Fábio Carille.

(Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
De lá para cá, o Corinthians tem feito campanhas insconstantes no Campeonato Brasileiro. A melhor posição alcançada pela equipe foi o quarto lugar, na edição de 2022. Em outras edições, o Timão chegou a brigar para não cair ou ficou apenas no meio de tabela.
A última temporada, inclusive, foi de muita oscilação para o Timão na Série A. O clube começou o campeonato sob comando de Ramón Díaz, mas terminou com Dorival Júnior à beira do gramado. O time alvinegro conseguiu vitórias importantes, mas também deixou a desejar em alguns jogos, sobretudo contra rivais da parte debaixo da tabela, e encerrou na 13ª colocação, com 47 pontos.
O Corinthians iniciou a temporada como campeão do Paulista e da Copa do Brasil. No Estadual, o Timão tem adotado um sistema de rodízio, promovido pela comissão técnica com a intenção de poupar jogadores e evitar eventuais lesões logo no começo do ano.
Até o momento, o Alvinegro paulista disputou cinco partidas, com duas vitórias, dois empates e uma derrota, o que representa 53,3% de aproveitamento. Foram seis gols marcados e cinco sofridos, tendo Yuri Alberto como artilheiro. O time ocupa a quarta posição na tabela do Paulista, com oito pontos.
O Corinthians ainda vem de vitória contra o Velo Clube, fora de casa, por 1 a 0, pela quinta rodada do Estadual.
Confira a tabela completa de jogos do Corinthians no Campeonato Brasileiro. As primeiras oito rodadas já estão detalhadas, nos horários de Brasília.
O Corinthians chega ao Campeonato Brasileiro com a ideia de fazer uma campanha melhor do que a anterior. O time oscilou durante o torneio nacional e deixou pontos preciosos escaparem, especialmente dentro de casa.
No ano passado, o Timão encerrou o Brasileirão na 13ª colocação, com 47 pontos — foram 12 vitórias, 11 empates e 15 derrotas, além de 42 gols marcados e 47 sofridos. A busca do Timão este ano, portanto, é por uma maior regularidade na competição de pontos corridos.
Para isso, o Corinthians tem tentado encorpar o elenco do técnico Dorival Júnior. O Timão ainda busca nomes no mercado, mas contratou três jogadores até aqui (Gabriel Paulista, Matheus Pereira e Pedro Milans) e tem acordos encaminhados por outros três: Alisson, João Ricardo e Kaio César.
As principais esperanças do Corinthians nesta edição de Brasileirão seguem as mesmas das últimas duas edições: Yuri Alberto, Memphis Depay e Rodrigo Garro. O camisa 9 iniciou o ano como artilheiro da equipe, enquanto o holandês ainda busca a melhor forma para voltar aos gramados. Já o argentino também quer retomar a boa fase.
Outro nome de destaque no Timão é Breno Bidon. O jovem vem evoluindo sob o comando da comissão técnica e desperta o interesse de clubes do Brasil e do exterior. Novo meio-campista da equipe, Matheus Pereira também pode surpreender.









































